Paraolimpíadas

Paraolimpíadas-2016 bate a marca de dois milhões de ingressos vendidos

REUTERS/Ricardo Moraes
Paraolimpíada-2016 atingiu marca de mais de dois milhões de ingressos vendidos imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador do Rio-2016 anunciou que os Jogos Paraolímpicos devem bater a meta de 2 milhões de ingressos vendidos, de um total de 2,5 milhões disponibilizados ao público. Este montante deve ser alcançado até a quinta-feira, 15, dado que o evento registra uma média de 40 mil bilhetes comercializados por dia.

Até as 10h da manhã desta terça-feira, 13, 1,96 milhão foram vendidos, segundo a organização. Somente na segunda-feira, 12, um dia após o final de semana em que o Parque Paraolímpico registrou recorde de público, foram adquiridas 60 mil entradas.

Esses números fazem dos Jogos do Rio a segunda edição em quantidade de público na história das Paraolimpíadas, atrás apenas de Londres-2012, com 2,8 milhões de ingressos comercializados.

A Rio-2016, agora, vive uma situação curiosa. No final de agosto pediu ajuda aos cofres públicos sob a justificativa de ter vendido poucos ingressos para os Paraolímpicos, o que traria prejuízo ao orçamento do evento. A Rio-2016 conseguiu R$ 250 milhões dos cofres públicos. Dos quais, R$ 150 milhões vieram em foram de convênio com a prefeitura do Rio. O restante, em patrocínio com empresas do governo federal, como Embratur, Loterias Caixa, Apex e Petrobras.

Até 21 de agosto, apenas 200 mil bilhetes haviam sido comprados para todo o evento. Nem mesmo a promoção de R$ 10 no bilhete mais barato para qualquer sessão cativara o torcedor. Estudantes e idosos ainda pagam meia neste valor. A queixa era de que a divulgação do evento não fora publicizado com a frequência e intensidade que deveria, daí a baixa procura por ingressos. Governo federal, os comitês paraolímpicos Brasileiro e Internacional, além do próprio Comitê Organizador intensificaram a campanha. E os números começaram a mudar gradativamente.

O acelerador da venda de ingressos foi a boa campanha da equipe olímpica brasileira nos últimos dois dias dos Jogos Olímpicos. No último sábado e domingo do evento o Brasil conquistou três medalhas de ouro consecutivas: vôlei de praia, vôlei de quadra (ambas no masculino) e futebol masculino, esta última inédita, diante de um Maracanã lotado.

Três dias após a cerimônia de encerramento dos olímpicos, a Rio-16 registrou o recorde de 145 mil ingressos vendidos para os paraolímpicos em 24 horas. Nem os olímpicos foram capazes de tal feito. Depois disso, seguiu-se uma média de 40 a 50 mil tíquetes por dia. Até chegar nessa sexta-feira, 9, à marca de 1,8 milhão de entradas vendidas.

No sábado, 10, e domingo 11, o Parque recebeu mais de 327 mil pessoas, de acordo com o Comitê Organizador. O recorde de público foi no sábado, com 170 mil. A melhor marca, até então, era o sábado, 6 de agosto, segundo dia de Jogos Olímpicos, com 157 mil torcedores.

Durante os dias de semana nas Paraolimpíadas, o local registra cerca de 70 mil pessoas diariamente.

Topo