! Homens invadem palco de programa para protestar contra Lochte e são detidos - 13/09/2016 - UOL Olimpíadas

Natação

Atualizada em 13.09.2016 11h07

Homens invadem palco de programa para protestar contra Lochte e são detidos

Do UOL, em São Paulo

A confusão causada no Rio de Janeiro pela falsa comunicação de um assalto continua rendendo muitas dores de cabeça a Ryan Lochte. Na noite da última segunda-feira, o nadador americano participou da estreia do reality show de dança “Dancing with the Stars” sob protestos.

O programa, transmitido ao vivo, teve que ser momentaneamente interrompido quando dois homens invadiram o palco e pelo menos outras quatro pessoas entoaram gritos contra Lochte quando ele recebia avaliação dos jurados pelo número apresentado. O incidente não foi mostrado pelas câmeras da emissora ABC, mas a produtora BBC Worldwide Productions confirmou o ocorrido.

“Dois indivíduos invadiram a pista de dança nesta noite e foram imediatamente detidos e escoltados para fora do edifício", disse um porta-voz da empresa, segundo a CNN. O apresentador Tom Bergeron chamou o comercial até que os manifestantes fossem retirados do palco pelos seguranças.

 

Os dois homens, identificados como Sam Sododeh, 48, e Barzeen Soroudi, 40, foram detidos sob suspeita de entrada sem autorização em uma propriedade e levados para uma delegacia de Los Angeles. O porta-voz da polícia local disse que, se não houver qualquer processo pendente na Justiça, eles serão liberados sob fiança.

"Ele é um mentiroso. Ele machucou os americanos e os brasileiros. Os colegas de time foram detidos porque ele mentiu. Queremos dizer que é uma decisão ruim ter um mentiroso", disse um dos detidos.

Lochte lamentou o incidente: ""Estou bem. Muitos sentimentos estão passando pela minha cabeça neste momento. Um pouco magoado. Estou um pouco magoado, já que, sabe, eu vim aqui para fazer algo que não me sentia completamente confortável e, de qualquer forma, vim com um grande sorriso", disse o nadador quando o canal voltou de um comercial.

Depois, o nadador deu entrevista para a CNN dizendo que se sentia arrasado pelo ocorrido. "Você sabe, naquele momento, eu estava realmente com o coração partido. Meu coração simplesmente afundou. Parecia que alguém apenas rasgou dele no meio", disse à CNN. Ao site E!, ele disse que se sentia "como se alguém tivesse arrancado o coração e pisado nele".

O apresentador do programa, Tom Bregeron, que estava ao lado de Lochte no momento do ataque, comentou o caso e ressaltou a rapidez a segurança do programa. "O único jeito de deixar o show é ser votado pra deixar. Foi uma demonstração de pessoas que não sei bem o que queriam. Nosso time de segurança tomou conta da situação muito bem. Temos muita segurança no show. Tem um procedimento para entrar no show, temos que ser muitos cuidadosos", disse ao site norte-americano TMZ.

Lochte tinha acertado sua participação no programa antes da confusão ocorrida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na estreia, ele dançou o foxtrot ao som de "Call Me Irresponsible" ao lado da dançarina Cheryl Burke. A dupla conseguiu a nota 24 de 40 pontos possíveis. 

Lochte foi suspenso por 10 meses pelo Comitê dos Estados Unidos na última quinta-feira pelo incidente ocorrido no Rio de Janeiro. Após uma confusão em um posto de gasolina, o nadador americano relatou ter sido assaltado, o que mostrou-se uma mentira após investigação da polícia local. 

Além de Lochte, os outros três nadadores envolvidos no caso de falsa comunicação de crime no Rio de Janeiro, Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen, receberam suspensão de quatro meses cada, válida até 31 de dezembro de 2016.

Lochte e os outros nadadores ainda não receberão salário do comitê norte-americano durante esse período e nem terão acesso aos centros de treinamentos da seleção dos EUA. Os atletas também não estarão no encontro de atletas de natação dos Estados Unidos na Casa Branca referente à participação na Rio-2016 e nem no evento anual de natação do país, o Golden Goggles.

No caso de Ryan Lochte, o nadador ainda terá de prestar 20 horas de serviços à comunidade. Com o tempo maior de suspensão, ele também perderá o Mundial de natação, que será disputado em 2017 na Hungria.

Com informações das agências AFP e Reuters.

Topo