Edson Pinheiro conquista bronze nos 100m em desempate no "photo finish"
Bruno BrazDo UOL, no Rio de Janeiro
Edson Pinheiro conquistou a primeira medalha do Brasil desta terça-feira nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro ao ficar na terceira colocação da prova dos 100m rasos da classe T38 (paralisia cerebral).
O atleta de 37 anos completou a prova em 11s26, o mesmo tempo do sul-africano Neille Dyan Buis, e ficou com a medalha de bronze após análise no "photo finish". "Aqueles 10 segundos de espera parecem que duraram umas 5 horas (risos). Foi muito tenso aquele momento. Quando saiu meu nome em terceiro, eu acho que saltei mais de meio metro comemorando”, disse o atleta sobre a espera pelo resultado.
Edson revelou que mal conseguiu dormir na véspera da prova. O velocista foi dormir às 3h e acordou às 6h30.
"Ontem fui dormir 3h pensando: ‘amanhã é meu dia’. Estava faltando essa medalha e veio na hora certa. Dormir 3h30, só pensava no pódio", declarou.
O ouro ficou com o chinês Jianwen Hu, que bateu o recorde mundial da prova com 10s74. A prata ficou com o australiano Evan O’Hanlon, com 10s98.
Edson Pinheiro tinha conquistado a prata da prova no Mundial de Doha, no último ano, e disse que ainda não pensa no final da carreira. "Eu estou com 37 anos, achei que ia dar uma reduzida. Mas fiz a melhor marca da minha vida no ano passado. Vai dar para trabalhar mais um pouco”, contou ao Sportv.