Vídeos

Com cinco pódios em cinco provas, Daniel Dias começa a acusar cansaço

RICARDO MORAES/Reuters
11.set.2016 - Daniel Dias conquistou a medalha de prata nos 100m borboleta, classe SB4, na Rio-2016 imagem: RICARDO MORAES/Reuters

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

Daniel Dias, 28, bateu com o braço esquerdo na água assim que confirmou que fora o primeiro lugar nos 50m nado livre, na noite de segunda-feira, 12. Foi uma forma de extravasar a pressão sofrida desde que perdera o ouro em outras três provas na qual era favorito. “Realmente, estava engasgado comigo mesmo”, admitiu o nadador, já com seu segundo ouro no peito.

Ele optou por nadar nove provas pelo Brasil na Rio-2016. Em cinco dias, já se apresentou em cinco. Foi ao pódio em todas elas. Acumula duas pratas (50m peito e revezamento misto 4 x 50m livre), um bronze (50m borboleta), além dos ouros nos 200m livre e nos 50m livre, o da noite de segunda-feira. “Já estou sentindo um pouco do peso. Realmente, está começando a sentir o cansaço do programa de provas que vou nadar aqui na Rio-2016”, confessou.

Por sorte, ele tem a terça-feira, 13, de folga. Será seu primeiro descanso desde que os Jogos Paraolímpicos foram abertos, em 7 de setembro. “Vai ser importante descansar, recuperar-me para as próximas provas que vêm por aí”, planejou.

A medalha desta segunda-feira foi sua 20ª na história dos Jogos Paraolímpicos. Como está em sua terceira participação, dá uma média de seis medalhas por evento. Precisaria de só mais uma para manter-se na média histórica.

Ainda que queira descansar, Daniel Dias pode encontrar dificuldades em abrir mão de uma de suas próximas quatro provas. É que o CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro) confia no talento do nadador paulista para atingir sua meta de ficar entre os cinco melhores no quadro de medalhas a partir do total de ouros. De quarta-feira, 14, até o sábado, 17, Dias nadará ainda os 100m livre, 50m costas e dois revezamento 4x 100m (medley e livre).

Topo