Vídeos

"Já chorei muito", diz senhora que deu moradia a ouro paraolímpico

Alexandre Urch/MPIX/CPB
Petrucio Ferreira exibe orgulhoso sua medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos do Rio imagem: Alexandre Urch/MPIX/CPB

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

A trajetória de Petrucio Ferreira até o ouro na Paraolimpíada do Rio de Janeiro tem um capítulo fundamental e inesquecível para o atleta. Quando ainda era adolescente, ele morou de favor na casa da senhora Maria Natividade, hoje com 74 anos. Foi a partir dali que o jovem começou a alçar voos mais altos na carreira.

Natural de São José do Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba, Petrucio participou de Jogos Escolares em João Pessoa e lá chamou a atenção de um treinador de atletismo. Apostando no talento do menino, o técnico logo pensou em leva-lo para a capital, mas não tinha condições e nem estrutura para abriga-lo. Foi quando dona Maria surgiu em sua vida.

“Meu filho estava acompanhando os jogos escolares e o treinador comentou com ele de um garoto que tinha muito potencial e queria leva-lo para treinar em João Pessoa. O Petrucio, porém, não tinha onde ficar. E aí meu filho me contou a história dele, disse que era nosso conterrâneo, da nossa cidade natal, que ele perdeu a mãozinha dele, e aí pela história eu lembrei que conhecia a mãe dele. Então o convidei para ficar lá em casa. Como ele era da zona rural, ficou um pouco tímido, mas com três meses lá em casa ele já era da seleção brasileira. E aí o resto da história vocês já sabem”, declarou a “mãe de consideração”.

Já como campeão olímpico e, de quebra, com o recorde mundial conquistado, Petrucio Ferreira fez questão de demonstrar sua gratidão.

“Hoje é o aniversário de uma mulher que me apoiou bastante, que me deu um lugar para morar e que me deu a chance de poder me dedicar ao esporte. Porque antes eu não tinha treinador, não tinha nada. Eu migrei do futebol para o atletismo. Quando surgiu essa oportunidade, eu não tinha onde morar em João Pessoa e ela me ajudou”, declarou o atleta, lembrando que dona Maria completou 74 anos justamente neste domingo.

A conquista de seu filho de consideração rendeu um churrasco e muita festa, com a participação também de seus pais biológicos Rita Janete e Paulo.

Emocionada, Maria Natividade, que já foi prefeita de São José do Brejo da Cruz, enalteceu Petrucio.

“Foi meu melhor presente de aniversário. Eu fico muito feliz que neste mundo cheio de ingratidão, ainda há pessoas humildes, gratas e do bem. Já choramos muito, comemoramos muito e estamos fazendo um churrasco. A Paraíba está em festa!”, disse.

Topo