Paraolimpíadas

Segundo homem mais alto do planeta disputa Paraolimpíada sentado

Federação Iraniania
Morteza Mehrzad, de 2,46m, segundo homem mais alto do mundo, joga pelo Irã no vôlei sentado das Paraolimpíadas do Rio imagem: Federação Iraniania

Do UOL, em São Paulo

Morteza Mehrzad tem 29 anos e é o jogador de vôlei mais alto do mundo. Mesmo jogando sentado. O iraniano tem 2,46m e é a grande estrela do time de vôlei sentado do Irã que disputa os Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro.

Não é um feito fácil: os iranianos são o time mais forte do vôlei sentado no mundo. Chegaram à final nas últimas sete Paraolimpíadas e conquistaram cinco ouros. No Rio de Janeiro, defendem a liderança do ranking mundial.

O gigante, porém, é uma novidade no time: só foi incorporado ao elenco no fim do ano passado. Só tem uma competição internacional no currículo, a Copa Intercontinental da China, em maio. Mas, nela, já foi eleito o melhor atacante da competição.

Yasuyoshi Chiba/AFP
Morteza Mehrzad, de 2,46m, chama atenção no desfile de abertura das Paraolimpíadas imagem: Yasuyoshi Chiba/AFP

A diferença de Mehrzad é, claro, a altura. Segundo o livro dos recordes, o primeiro lugar na lista é do turco Sultan Kosen, de 2,51m. O site TheTallestMan.com, especializado nas pessoas mais altas do planeta, o coloca como um dos quatro primeiros da lista de gigantes vivos.

Por causa da postura e de seu problema físico (uma queda de bicicleta aos 15 anos afetou a perna direita, que é 15cm menor do que a esquerda), sua altura pode variar de 2,44m até 2,51m. Os 2,46m, altura considerada para os cálculos, o colocam ao lado de um marroquino e de um indiano em segundo lugar.

Mesmo sentado, quando ele ataca, a bola pode chegar a 2,30m. Com a rede a, apenas, 1,16m do chão, fica fácil para pontuar. O jogador mais alto do time brasileiro, por exemplo, é Anderson Ribas, bicampeão da Superliga que se aposentou por problemas sérios no joelho, com 2,12m. Como comparação, ele ataca a, “apenas”, 1,80m.

Segundo o New York Times, Mehrzad foi descoberto em um programa de TV. O técnico da seleção iraniana, vendo o sucesso de Anderson pelo Brasil, passou a buscar atletas mais altos para sua equipe. Ao ver uma reportagem na TV sobre o gigante de seu país, pensou em recrutá-lo.

Hadi Razei, o treinador em questão, foi até a vila onde Mehrzad vivia em reclusão para conversar. “Nós o demos uma razão para se orgulhar. Antes, quando ele saia na rua, todos olhavam com medo. Hoje, ele é famoso e todos o olham com admiração”, disse.

O gigante aceitou o convite, motivado pelo sucesso esportiva da equipe iraniana – se no Brasil pouca gente fora do círculo paraolímpico conhece o vôlei sentado, no país pentacampeão paraolímpico da modalidade o esporte é relativamente famoso. Mas avisou que nunca tinha jogado antes. Ele precisou de um ano de treinamento básico para fazer parte da seleção. “Ele só está usando 50% de seu potencial atualmente. Mas em dois anos, será o melhor do mundo. O melhor da história”, falou o técnico.

Mehrzad sofre de acromegalia, um distúrbio hormonal que causa crescimento dos ossos do rosto e das extremidades em adultos.

Topo