Daniel Dias vence nos 50 m livre e conquista seu segundo ouro na Rio-2016
Do UOL, em São PauloO nadador brasileiro Daniel Dias conquistou mais uma medalha de ouro nesta segunda-feira (12), ao vencer a prova dos 50 m livre da classe S5 (afetação de tronco e duas ou mais extremidades). Clodoaldo Silva, seu compatriota, ficou em sétimo.
Daniel, recordista mundial na distância, nadou para 32s78. A prata ficou com atleta do Vietnã Tung Thanh Vo (33s94) e o bronze, com o norte-americano Roy Perkins (34s42).
"Eu tava precisando desse resultado", disse Dias, na saída da piscina. "Queria hoje dar uma alegria maior para toda a torcida, e graças a Deus consegui. Saí muito forte e até pensei que não ia aguentar na chegada, mas deu tudo certo", prosseguiu, em entrevista ao SporTV.
O brasileiro soma agora cinco pódios no Rio - além de dois ouros, tem uma prata e dois bronzes. Em todas as edições dos Jogos, ele tem 20 medalhas e ainda corre atrás de recorde: Dias está inscrito em mais quatro provas (duas individuais e dois revezamentos) e, caso seja um dos três primeiros em todas, se tornará o homem mais vitorioso da natação paraolímpica. A marca atual é do australiano Matthew Cowdrey, que tem 23 e não disputa esta edição da competição.
Daniel Dias, de 28 anos, defendia seu título paraolímpico de Londres-2012 nos 50 m livre. Na mesma prova, em Pequim-2008, havia ficado na segunda colocação.
O Brasil conquistou quatro medalhas na natação neste quinto dias de Paraolimpíada: ouro para Daniel Dias, pratas para André Bahia e Joana Silva e bronze para Talisson Glock. Com os resultados, no quadro geral, o país-sede chegou a 35 medalhas, atrás apenas de China, Grã-Bretanha, Ucrânia e Estados Unidos, nesta ordem.
Medalhas do Brasil na natação no 5º dia dos Jogos
Daniel Dias - ouro nos 50 m livre S5.
André Bahia - prata nos 100 m borboleta S10.
Joana Silva - prata nos 50 m livre S5.
Talisson Glock - bronze nos 200 m medley SM6.