Campeão paraolímpico, Alan Fonteles é eliminado de novo de forma precoce

Bruno Braz
Do UOL, no Rio de Janeiro
Daniel Zappe/MPIX/CPB
Alan Fonteles fica para trás e é eliminado em prova onde havia sido ouro em Londres

Longe da forma ideal, o campeão paraolímpico em Londres Alan Fonteles foi eliminado novamente de maneira precoce na Rio 2016. Assim como já havia acontecido na prova dos 100 metros, o brasileiro terminou apenas no nono lugar nos 200 metros neste domingo e pôs fim ao sonho do bicampeonato na etapa da classe T44 (membros inferiores amputados).

Apesar de admitir que não está no mesmo aspecto físico que em 2012 na capital inglesa, Fonteles negou que a situação tenha contribuído para sua eliminação. O velocista alega ter sentido um incômodo na coxa direita.

"Eu acho que, fisicamente, podem estar vendo muita diferença, mas em tempos, não vejo diferença alguma do tempo que fiz em Londres para o que fiz há dois meses. Dois meses atrás corri 21s86. Foi a marca que eu atingi na semifinal em Londres. Com esse tempo eu passava fácil. Para não acharem que eu estou inventando, está lá no site do comitê o resultado para vocês (jornalistas) analisarem como eu estava há dois meses e em Londres. Aqui era busca de melhores resultados fácil de tanto que eu treinei, mas infelizmente não veio", declarou.

Sobre a eliminação nos 100 metros, Alan culpou uma tática errada na prova:

"Até pra esclarecer, muita gente diz que na prova dos 100 metros eu não fui bem, mas na verdade, foi uma tática onde errei. Eu achei que estava entre os três, aí olhei par o lado e o atleta me passou. Então foi uma tática errada". 

Alan Fonteles havia conquistou o ouro nos 200 metros em 2012 quando derrotou o sul-africano Oscar Pistorius, astro do atletismo na época.