Paraolimpíadas

Porta-bandeira do Brasil, Shirlene Coelho leva ouro no lançamento de dardo

Atsushi Tomura/Stringer/Getty
Shirlene Coelho posa com a bandeira do Brasil nos Jogos Paralímpicos imagem: Atsushi Tomura/Stringer/Getty

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

Shirlene Coelho, porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da Paraolimpíada, foi campeã no lançamento de dardo classe F37 (paralisia cerebral), neste sábado (10). É o quinto ouro do país-sede nesta edição dos Jogos. 

Coelho, de 35 anos, natural de Goiás, já havia sido campeã paraolímpica na prova em Londres-2012 e prata em Pequim-2008. No Rio, sua superioridade foi absoluta: seu melhor lançamento, o terceiro, foi para 37,57 metros, mas todas as outras tentativas válidas também lhe confeririam o ouro - a brasileira queimou a sexta e última chance.

"As duas situações me emocionaram muito. Nunca tinha acontecido de uma mulher carregar a bandeira do Brasil na Paraolimpíada e agora conquistei esta medalha de ouro. As duas emoções são inexplicáveis. Tem sido uma Paraolimpíada perfeita", disse a brasileira, que ainda disputará o lançamento de disco F38 (dia 17) e o arremesso de peso F37 (dia 13). 

No pódio, junto a Shirlene, estarão duas chinesas: Na Mi (30,18 m) ficou com a prata e Qianqian Jia (29,47 m), com o bronze.

Foi a 19ª medalha do Brasil na Paraolimpíada do Rio de Janeiro. No quadro geral, a delegação nacional está em quinto, atrás de China, Grã-Bretanha, Ucrânia e EUA.

Topo