Parque recebe 167 mil e Paraolimpíada quebra recorde de público do Rio-2016

Daniel Brito
Do UOL, no Rio de Janeiro
Daniel Brito/UOL
Após a cerimônia de encerramento dos olímpicos, a Rio-16 registrou o recorde de 145 mil ingressos vendidos para os paraolímpicos em 24 horas

O sábado (10) entrará para a história do Rio-2016. Mais de 167 mil pessoas passarão pelo Parque Paraolímpico da Barra até o fim da noite, segundo estimativa da organização. Jamais o local havia aglomerado tamanha multidão desde que foi aberto para o público para os Jogos Olímpicos, em agosto. Desde as 8h da manhã, o fluxo de torcedores saindo da estação Morro do Outeiro em direção aos portões de entrada do parque era intenso.

Muitas famílias, principalmente com crianças em carrinhos de bebê, circulavam pela enorme passarela que atravessa o parque e nos pátios que servem como praça de alimentação. Muitas filas para tirar fotos ao lado do símbolo dos Jogos Paraolímpicos, chamado de Agitos, além de uma bateria de escola de samba animou o público.

Houve reclamações na demora do atendimento nos bares e lanchonetes. Havia poucos atendentes para atender aos torcedores com uma velocidade razoável. Algumas funcionárias de bares reclamaram que estavam trabalhando desde as 7h da manhã com apenas uma hora de descanso. Profissionais de outras áreas do Comitê Organizador foram contingenciados para ajudar nas mais diversas áreas de serviços. Dentro das arenas, havia muita gente, mas dificilmente podia se dizer que estavam completamente tomadas. Havia uma média de 15% a 20% de assentos vagos.

O sábado (10) superou em 6% o número de pessoas que visitou o Parque da Barra no primeiro sábado dos Jogos Olímpicos, dia 6 de agosto, quando 157 mil torcedores visitaram o local. Todos esses números foram repassados pelo Comitê Organizador.

O recorde deste sábado surpreende porque apenas 200 mil ingressos haviam sido comercializados para todas as atrações dos paraolímpicos até o dia 21 de agosto, data do encerramento dos Jogos Olímpicos. Foram postos à venda 2,5 milhões de entradas. Nem mesmo a promoção de R$ 10 no bilhete mais barato para qualquer sessão cativara o torcedor. Estudante e idosos ainda pagam meia neste valor.

A queixa era de que a divulgação do evento para pessoas com deficiência não fora publicada com a frequência e intensidade que deveria, daí a baixa procura por ingressos. Governo federal, os comitês paraolímpicos Brasileiro e Internacional, além do próprio Comitê Organizador intensificaram a campanha. E os números começaram a mudar gradativamente.

O acelerador da venda de ingressos foi a boa campanha da equipe olímpica brasileira nos últimos dois dias dos Jogos Olímpicos. No último sábado e domingo do evento, o Brasil conquistou três medalhas de ouro consecutivas: vôlei de praia, vôlei de quadra (ambas no masculino) e futebol masculino, esta última inédita, diante de um Maracanã lotado.

Três dias após a cerimônia de encerramento dos olímpicos, a Rio-16 registrou o recorde de 145 mil ingressos vendidos para os paraolímpicos em 24 horas. Nem os olímpicos foram capazes de tal feito. Depois disso, seguiu-se uma média de 40 a 50 mil tíquetes vendidos por dia. Até chegar, nessa sexta-feira, 9, à marca de 1,8 milhão de entradas vendidas,

De acordo com o IPC, o Rio-2016 é a segunda edição em número de público nas arenas, superou Pequim-08, com 1,7 milhão, perdendo apenas para Londres-2012, com mais de 2,2 milhões.