Paraolimpíadas

Além das medalhas, paraolímpicos ganham versão exclusiva de mascote

Xinhua/Xia Yifang
Medalhistas paraolímpicas de tiro com o mascote Tom imagem: Xinhua/Xia Yifang

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os medalhistas paraolímpicos levam para casa, além do ouro, prata ou bronze, uma lembrança exclusiva dos vencedores: uma réplica do mascote Tom com cabelos coloridos na cor das medalhas que recebem.

O mascote Tom é uma árvore. O original, que custa mais de R$ 200 nas lojas oficiais do Rio-2016, tem a cor do “cabelo” verde porque, afinal, são as folhas da árvore. Mas o campeão paraolímpico ganham um modelo de cabelo dourado. O vice, de cor prateada, e, obviamente, o terceiro, em tom bronze. “Isso é uma questão de cabeleireiro”, explicou Mario Andrada, diretor de comunicações dos Jogos-2016. 

O que é uma diferença gritante para a lembrancinha ofertada pelo Comitê Organizador Local aos medalhistas olímpicos. Além das medalhas, eles receberam uma frágil e pequenina miniatura da logo dos Jogos Rio-2016, que mal aparecem nas fotos de pódio.

“Os medalhistas paraolímpicos tiveram a sorte de o mascote ter cabelo. Infelizmente, Vinicius [mascote olímpico] tem cabelo curto, então, não daria para repetir isso nos Jogos Olímpicos. Esse é mais um momento em que os Jogos Paraolímpicos estão melhores que os olímpicos, porque o mascote parece bem bonito. Não poderíamos produzir uma lembrança tão criativa com Vinícius para o pódio olímpico, mas tivemos condições de fazê-lo nos paraolímpicos”, justificou Andrada. 

O nadador paulista Daniel Dias, 28, ganhou o primeiro mascote da cor dourada na noite da quinta-feira, 8. Espera-se que pelo menos seis desses ele leve para casa, em Bragança Paulista. “Vou dar para pai, mãe, irmã, mulher, sogra, cachorro. Vamos ver, de repente, mais para frebte eu jogo um para a torcida também”, prometeu.
Detalhe: a versão colorida do mascote Tom não está à venda.

Topo