Vídeos

Açaí, caipirinha e até Pokémon: comércio do Engenhão atrai gringos

Bruno Braz / UOL Esporte
Casa tenta atrair turistas do Engenhão aproveitando-se da febre do Pokémon imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

Situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, bem ao lado da estação de trem, o Engenhão chama a atenção com suas típicas peculiaridades suburbanas. Situado numa região residencial, o estádio tem como atrativos o comércio informal que acontece nas casas vizinhas. E é através da criatividade que os moradores querem atrair os estrangeiros, sejam com os tradicionais açaí e caipirinha ou até mesmo o Pokémon.

Próximo a entrada onde se encontram estátuas de ídolos do Botafogo está o “Kidelícia”, que vende seus produtos ali mesmo, no portão de casa. Foi o proprietário Fábio Barcellos que teve a ideia de estampar um banner com a frase “Aqui tem Pokémon”, embalado pelo sucesso do jogo para celular “Pokémon Go”, que virou uma febre mundial.

Embora alguns, de fato, apareçam a procura dos bichinhos para caçar, a sacada publicitária tem como objetivo divulgar a caneca personalizada do desenho animado japonês.

“A gente aproveitou essa onda e fez. É bom que chama a atenção da criançada”, disse Fábio.

Artigo de luxo para os gringos no Brasil, a caipirinha e o açaí estão fazendo sucesso.

“Açaí está saindo legal por causa dos estrangeiros. É uma parada diferente. Só aqui no Brasil tem. Eles ficam com isso na cabeça”, declarou.

O comerciante também destacou a diferença de público da Paraolimpíada com os jogos de futebol que acontecem no estádio tradicionalmente:

“Hoje é mais família. No Brasileirão, geralmente, são homens que vêm com os amigos e enchem a cara”.
 

Topo