Paraolimpíadas

Rio-2016 reforça programa para distribuir 400 mil ingressos paraolímpicos

AP Photo/Felipe Dana
Ingressos para os Jogos Paraolímpicos de 2016 estão à venda imagem: AP Photo/Felipe Dana

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Diante da venda abaixo da esperada dos ingressos da Paraolimpíada de 2016, o Comitê Organizador da Rio-2016 decidiu reforçar seu programa de distribuição de ingressos a estudantes. A meta do órgão é doar 400 mil entradas para o evento paraolímpico e fazer com que todas elas sejam efetivamente usadas.

A Paraolimpíada começa na quarta-feira, dia 7, e termina no próximo dia 18. Cerca de 2,4 milhões para competições e cerimônias foram postos à venda. Até agora, pouco mais de 1,1 milhão foram vendidos –cerca de 900 mil a menos do que a meta de comercialização estabelecida pelo próprio Comitê Organizador da Rio-2016.

A entidade ainda espera alcançar seu objetivo de vendas até o final da Paraolimpíada. Mesmo assim, vai distribuir bilhetes para competições paraolímpicas por meio do programa Transforma.

O programa, segundo o Comitê Organizador, tem como foco principal a disseminação de valores e experiência olímpicas e paraolímpicas em escolas públicas e privadas. Levando em conta esse objetivo, o Comitê Organizador também convida estudantes para assistirem a eventos da Rio-2016.

Durante a Olimpíada, o Comitê informou ter distribuído 400 mil ingressos por meio do programa Transforma. Acontece que, de acordo com a própria entidade, só 150 mil bilhetes foram aproveitados. Isso porque, nos Jogos, escolas do Rio estavam em férias. Organizar grupos de estudantes e providenciar transporte a todos eles ficou difícil. As entradas acabaram desperdiçadas.

Na Paraolimpíada, entretanto, um replanejamento está sendo realizado para que o problema não se repita. Durante o evento, as aulas estarão ocorrendo normalmente. O Comitê Rio-2016 pretende assim distribuir os ingressos, providenciar transporte e negociar que a presença dos estudantes nas competições seja considerada como uma atividade escolar de instituições de ensino incluídas no Transforma.

Só as escolas estaduais do Rio de Janeiro vão receber 33 mil ingressos da Paraolimpíada para distribui-los entre seus estudantes. O número foi divulgado pelo Secretaria Estadual de Educação, que já havia distribuído outros 50 mil bilhetes para a Olimpíada de 2016.

Como comprar ingressos

Os ingressos para a Paraolimpíada estão à venda no site do Comitê Rio-2016 (www.rio2016.com/ingressos) ou em bilheterias instaladas no Rio. Há bilhetes com preço a partir de R$ 10.

Pessoas com deficiência e maiores de 60 anos têm direito à meia-entrada em todas as faixas de preço. Já estudantes e professores da rede pública municipal tem descontos em entradas mais baratas.

Os esportes mais procurados pelo público são natação, atletismo, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5 e vôlei sentado. Entradas para as finais de alguns desses esportes já estão esgotadas, segundo os organizadores.

Topo