Paraolimpíadas

Revezamento da tocha paraolímpica começa com público pequeno e forte calor

Daniel Brito/UOL
Cerimônia de abertura do revezamento da tocha paraolimpica em Brasília imagem: Daniel Brito/UOL

Daniel Brito

Do UOL, em Brasília

A seis dias do início dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, a tocha foi acesa nesta quinta-feira em Brasília para dar início ao revezamento que terminará no dia 7 de setembro no Maracanã, palco da cerimônia de abertura.

A cerimônia foi realizada no Parque da Cidade para um público pequeno. Cerca de 30 espectadores assistiram ao evento que contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) e foi realizado sob um calor de 30 graus.

A tocha foi acesa de maneira simbólica por meio da energia gerada por mensagens eletrônicas postadas nas redes sociais com a hashtag #ChamaParalímpica.

O primeiro condutor da tocha foi Cláudio Irineu da Silva, campeão do Parapan de 2007 no vôlei sentado e que atualmente pratica o tiro com arco.

Na próxima terça-feira , o revezamento chega ao Rio de Janeiro e as cinco chamas regionais, mais a que será acesa em Stoke Mandeville (cidade inglesa onde nasceu o movimento Paraolímpico), se unirão no Museu da Amanhã, no Centro da cidade, para formar o fogo que iluminará o Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos. Durante o evento, ela ficará acesa na Candelária, também no Centro.

Topo