! Jovem ginasta viraliza na web após Rio-2016 ao fazer acrobacias na piscina - 28/08/2016 - UOL Olimpíadas

Ginástica

Jovem ginasta viraliza na web após Rio-2016 ao fazer acrobacias na piscina

Rodrigo Garcia

Do UOL, em São Paulo

Durante a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a ginasta norte-americana Simone Biles roubou a cena ao impressionar público, jurados e fãs do esporte ao conquistar quatro medalhas de ouro e uma medalha de bronze. Mas, enquanto a atleta de 19 anos brilhava no Brasil, outra norte-americana se destacava na mesma modalidade, só que nas redes sociais.

A pequena Myka Sandy, de 11 anos, mora nos Estados Unidos e treina ginástica artística desde os sete anos, quando a mãe a matriculou após perceber a facilidade da garota em dar cambalhotas e piruetas. De lá pra cá, a garota se apaixonou pela modalidade e começou a se dedicar cada vez mais para buscar a perfeição. Até aqui, nada diferente do roteiro tradicional de atletas que iniciam no esporte. Porém, ao resolver inovar em um de seus treinamentos, Myka encantou os internautas ao realizar as mesmas acrobacias que são feitas no solo em cima de um colchão, só que dentro da piscina.

“Nós estávamos visitando a minha avó e sempre levamos nossa airtrack (equipamento utilizado para ginastas treinarem saltos) conosco, assim posso praticar. Lá, eu decidi coloca-lo dentro da piscina para flutuar. Então, percebi que tinha facilidade para ficar em pé e me equilibrar. A partir daí, decidi treinar novas técnicas”, contou a jovem, em entrevista ao UOL Esporte.

Reprodução/Instagram
Myka fazendo acrobacias na piscina; vídeos viralizaram na web imagem: Reprodução/Instagram

O vídeo, que foi gravado pela mãe de Myka, Kelle, não demorou para viralizar entre os internautas, que ficaram impressionados com a capacidade da jovem de realizar movimentos característicos do solo em um colchão na piscina. A jovem revela que, no início, sentiu certo receio em tentar movimentos mais avançados, mas depois acabou se soltando.

“Inicialmente eu estava sendo cautelosa, mas depois que você encontra seu balanço e começa a se tornar mais fácil. Foi muito divertido! Eu sigo tentando exercícios cada vez mais difíceis. No começo, eu não sabia o que aquilo significava (as visualizações do vídeo). Então, nós começamos a receber ligações e e-mails de diversos lugares em que meus vídeos foram compartilhados. Foi realmente excitante saber que tantas pessoas estavam interessadas em meus vídeos”, salientou Myka.

Myka, que treina em um ginásio afastado de sua casa, revela que tem o sonho de se tornar uma ginasta profissional.  E como fã do esporte, a jovem revela que se esforçou ao máximo para acompanhar todas as disputas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“Eu assisti cada minuto dos Jogos Olímpicos que eu pude. Se eu estava praticando, meu pai e minha mãe gravavam a prova para mim. Meu maior sonho seria competir pelo meu país nas Olimpíadas um dia. Eu sei que é um sonho grande e que existem muitas ginastas fantásticas com a minha idade, então é um desafio grande. Mas eu tenho fé que, se for pra acontecer, acontecerá. Eu só quero treinar duro e me divertir enquanto estou trabalhando em busca das minhas metas”, explicou.

Reprodução/Instagram
Myka se inspira na ginasta Maggie Nichols imagem: Reprodução/Instagram

Ao ser questionada sobre sua maior inspiração no esporte, Myka não respondeu Simone Biles, e sim outra ginasta que já foi companheira de equipe da norte-americana: Maggie Nichols.

“Eu amo ginástica e olho para muitas ginastas. Minha maior inspiração sempre foi Maggie Nichols. Eu amo a Simone! Ela é uma inspiração enorme para mim. Eu nunca encontrei a Simone pessoalmente, mas espero conseguir isso um dia. Ela é a melhor amiga da minha ginasta favorita, Maggie, então eu estou seguindo a jornada delas há um longo tempo”, revelou Myka.

Por fim, a atleta brincou com a possibilidade de ver a “ginástica artística aquática” ser integrada como um esporte olímpico, já que existem diversas modalidades disputadas em piscinas na competição.

“Não estou certa (que isso pode acontecer). Muitas pessoas me perguntaram isso. Estou certa que, aparentemente, se tornou um esporte muito popular. E é bem divertido!”, finalizou.

Topo