Atletismo

Novo confronto entre Braz e Lavillenie é tratado como "acerto de contas"

Edgard Garrido/Reuters
Thiago Braz festeja o ouro ao lado do francês Renaud Lavillenie (à esq.) imagem: Edgard Garrido/Reuters

Do UOL, em São Paulo

Pouco mais de duas semanas depois de conquistar o ouro olímpico, Thiago Braz voltará a competir na próxima quinta-feira e reencontrará o francês Renaud Lavillenie, superado pelo brasileiro no último dia 15. O novo confronto, que ocorrerá em uma das etapas da Liga Diamante, em Zurique, ganhou destaque da Federação de Atletismo, que tratou o duelo como um "acerto de contas".

"Recordista mundial, Renaud Lavillenie pretende vencer a Corrida Diamante pela sétima vez consecutiva. A competição também é uma oportunidade para ele acertar as contas com Thiago Braz, que levou o título com uma vitória surpresa no Rio", disse a Federação no site da Liga Diamante.

O brasileiro garantiu o ouro no Engenhão ao vencer a barreira dos 6,03m - novo recorde olímpico. Lavillenie, que esteve em vantagem durante a maior parte da final, não conseguiu saltar a marca de 6,08m e viu Thiago ser campeão olímpico em casa.

Após a disputa, Lavillenie fez duras críticas à postura da torcida brasileira presente ao estádio. O atleta francês chegou a comparar as vaias às recebidas por Jesse Owens na Olimpíada de Berlim, em 1936.

Depois, porém, voltou atrás na declaração. No pódio, Lavillenie mostrou-se extremamente decepcionado com o resultado e chegou a chorar durante a execução do hino nacional brasileiro.

Na primeira competição após os Jogos, o recordista mundial - com 6,16m, em fevereiro de 2014 -, ficou apenas com a segunda colocação. Nesta semana, em Lausanne, na Suíça, Lavillenie dividiu o segundo lugar da etapa da Liga Diamante com o polonês Piotr Lisek. Ambos saltaram 5,72m e viram o norte-americano Sam Kendricks alcançar 5,92m.

Topo