Paraolimpíadas

Putin critica exclusão da Rússia da Paraolimpíada: "fora da moralidade"

Ivan Sekretarev/AP
Vladimir Putin cumprimenta Abdulrashid Sadulaev, ouro na luta olímpica: críticas contra exclusão da Paraolimpíada imagem: Ivan Sekretarev/AP

Da AFP

A decisão de excluir os atletas russos dos Jogos Paraolímpicos está "fora da justiça, moralidade e humanidade", afirmou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao receber no Kremlin a delegação do país que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

"A decisão de excluir nossos paraolímpicos está fora da lei, moralidade e humanidade", disse Putin, dois dias depois de a Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitar o recurso dos atletas paraolímpicos russos, suspensos dos Jogos do Rio (7-18 setembro) em consequência do escândalo de doping que abalou o país nos últimos meses.

Porém, o presidente do Comitê Paraolímpico, Vladimir Loukine, ainda mantém esperança de participar dos Jogos do Rio. Ele não quis explicar os passos jurídicos que serão tomados para que não sejam obrigados a cumprir a decisão do CAS.

"Utilizaremos todos os meios possíveis para mostrar que temos razão e que nossos adversários estão equivocados", indicou Loukine.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, a Rússia foi sancionada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que estabeleceu critérios muito rígidos para a participação de atletas no país.

No total, 113 atletas foram excluídos dos Jogos, entre eles quase toda a delegação de atletismo (67 de 68), o que não impediu o país de ficar em quarto lugar no quadro de medalhas.

Topo