Atletismo

Murer anuncia aposentadoria imediata: "Rio-16 foi minha última competição"

Rafael von Zuben/BM&FBOVESPA
Fabiana Murer anunciou aposentadoria nesta quinta-feira imagem: Rafael von Zuben/BM&FBOVESPA

Guilherme Dorini

Do UOL, em São Paulo

A saltadora brasileira Fabiana Murer anunciou nesta quinta-feira (25) que não vai mais competir. Segundo a atleta do salto com vara, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro marcaram a sua última competição na carreira.

"Fico contente de ter conseguido saltar minha melhor marca no último ano. Fiz uma carreira bonita, com muitas conquistas. Foram muitos anos, alguns difíceis, mas muito felizes. Fico contente com o esporte. Essa (Rio-2016) foi minha última competição. Acho que não salto nunca mais (risos)", disse em evento do clube de atletismo BM&FBOVESPA.

Após ser eliminada na fase classificatória na Rio-2016, Murer já tinha dito que se aposentaria até o final do ano. Porém, na ocasião ela deixou em aberto a possibilidade de participar da Liga Diamante em setembro.

"Eu saí chateada por não estar na final, mas foi um misto de emoções muito grande, porque eu sabia que era a última Olimpíada da minha carreira. Sou feliz por tudo que fiz e conquistei nestes anos todos de trabalho e muita dedicação. Consegui muitas medalhas e muitos recordes. E isso é o que fica. Apesar de não ter conseguido algumas coisas, eu saio feliz", disse sobre uma possível frustração de não ter conseguido uma medalha olímpica.

No entanto, as dores provocadas por uma hérnia fizeram a brasileira desistir de seu plano inicial, Em uma postagem no Instagram na última quarta-feira, ela disse que teve que cancelar a participação em quatro provas por causa do problema, já em uma indicação de que não saltaria mais na carreira.

"Já estava combinado quatro competições depois da Olimpíada. Mas devido à lesão eu não consigo saltar, sinto falta de força do lado esquerdo. Tentei fazer musculação, mas mesmo com peso leve tive dificuldade. Imagine então para saltar", contou.

No evento, Fabiana Murer ainda anunciou que continuará no clube, mas em outra função. Segundo o presidente da BM&FBOVESPA, Edemir Pinto, a ex-atleta será uma manager institucional, com uma série de atribuições. Ela será responsável pelo relacionamento do clube com federações internacionais e nacionais. 

"Foi um caminho muito difícil. Mas pensava em me jogar nesse mundo, aprender. E é isso que quero passar para os jovens, por isso aceitei esse cargo. Tenho muita experiência com isso. Já passei por muitos problemas, mas muitas alegrias também", disse Murer.

Marilson também continua no clube

Outro atleta que anunciou a aposentadoria depois dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o maratonista Marilson dos Santos também participou do evento e ganhou um cargo no BM&FBOVESPA. Ele fará parte das categorias de base do clube, passando sua experiência e conselhos para atletas do clube.

"Queria agradecer o convite do clube. Será um prazer continuar na equipe e contribuir de alguma forma com minha experiência. Comecei cedo, aos 12, com 15 já estava em São Paulo morando em uma república de atletas. Temos poucos atletas que começam com essa idade e param com 39 anos. Tiveram muita paciência comigo, os técnicos foram fundamentais para minhas conquistas. Acho que vou sentir muita falta disso", disse.
 

Murer e seus fantasmas olímpicos

A atleta de 35 anos foi o maior destaque individual na modalidade do país nos últimos anos. Ela foi campeã mundial duas vezes (2010 indoor e 2011 ao ar livre) e conquistou a Liga Diamante em duas oportunidades (2010 e 2014).

Em Olimpíadas, porém, Fabiana Murer teve que enfrentar seus fantasmas pela terceira vez no Rio de Janeiro, quando foi eliminada na fase classificatória sem acertar nenhum salto.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a atleta sofreu o seu primeiro baque quando não encontrou uma de suas varas antes do início da final. Ela procurou de todas as formas, foi reclamar com a organização e não achou. Desconcentrada, acabou em 10º lugar.

Na Olimpíada seguinte, em Londres-2012, ela chegou como uma das favoritas à medalha de ouro. Apesar disso, ela não teve sorte e pegou um dia de muito vento na qualificação, ficando de fora das finais.

Topo