Paraolimpíadas

Rússia diz ainda ter "uma chance" de participar da Paraolimpíada do Rio

Vasily Maximov/AFP
Vladimir Lukin é presidente do Comitê Paralímpico da Rússia imagem: Vasily Maximov/AFP

Da AFP

"Os atletas russos ainda têm uma possibilidade de participar dos Jogos Paraolímpicos do Rio", considerou o Comitê Paralímpico Russo nesta quarta-feira, um dia depois da decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que impede todos os atletas russos de participarem das Paraolimpíadas.

Em coletiva de imprensa, o presidente do Comitê Paralímpico, Vladimir Loukine, não quis explicar os passos jurídicos que tomarão para que não sejam obrigados a cumprir a decisão do TAS.

"Utilizaremos todos os meios possíveis para mostrar que temos razão e que nossos adversários estão equivocados", indicou Loukine à imprensa.

Na terça-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte rejeitou um recurso interposto pela Rússia depois da exclusão de seus atletas dos Jogos Paraolímpicos, decidida pelo Comitê Paralímpico Internacional no dia 7 de agosto devido ao grande escândalo de doping que sacudiu o esporte russo.

O primeiro-ministro Dmitri Medvedev denunciou no Twitter "uma decisão cínica motivada pelo desejo de excluir rivais importantes", enquanto o ministro do Esporte, Vitali Mutko, falou de uma decisão "mais política do que jurídica".

Loukine acrescentou que os atletas fariam uma solicitação individual ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Nos Jogos Olímpicos do Rio, a Rússia foi sancionada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que estabeleceu critérios muito rígidos para a participação de atletas no país.

No total, 113 atletas foram excluídos dos Jogos, entre eles quase toda a delegação de atletismo (67 de 68), o que não impediu o país de ficar em quarto lugar no quadro de medalhas.

Topo