Infraestrutura

Contra zika, Austrália recomenda sexo seguro a quem esteve na Rio-2016

Felipe Dana/AP
Delegação da Austrália em encontro com o prefeito Eduardo Paes: recomendações após Rio-2016 imagem: Felipe Dana/AP

Do UOL, em São Paulo

A ministra da Saúde da Austrália, Sussan Ley, recomendou que os atletas australianos e turistas que estiveram no Brasil para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro tenham cuidado especial e usem preservativos para evitar uma possível transmissão do vírus zika por pelo menos oito semanas.

"Há uma pequena chance de o Zika ser transmitido por meio de um ato sexual, então os australianos que retornarem do Brasil devem usar preservativos ou evitar relações sexuais sem proteção durante pelo menos oito semanas. Esse é o conselho do nosso médico-chefe", disse a ministra.

Como explicado por Sussan Ley, pesquisas indicam que existe uma chance de o vírus zika ser transmitido sexualmente. Assim, principalmente mulheres grávidas ou que planejam ter filhos precisam de atenção redobrada, já que o zika foi associado a problemas de má formação no feto.

A ministra de Saúde ainda recomendou que os australianos que estiveram no Brasil e se sentiram mal devem procurar um médico. O país que recebeu os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro passou por um surto da doença em 2015.

"Estamos absolutamente vigilantes com cada avião que pode estar transportando mosquitos. Houve 44 casos confirmados do vírus Zika identificados na Austrália este ano e todos foram adquiridos no exterior", completou.

Topo