Paraolimpíadas

Comitê apoia campanha polêmica da Vogue: "Objetivo é chamar atenção"

Divulgação
Paulinho Vilhena e Cleo Pires estrelam campanha publicitária imagem: Divulgação

Guilherme Dorini

do UOL, em São Paulo

Depois de virar o assunto mais comentado no Twitter do Brasil, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) se pronunciou sobre a polêmica envolvendo os atores Paulinho Vilhena e Cleo Pires em uma campanha publicada pela revista Vogue. Segundo um comunicado enviado ao UOL Esporte, o CPB apoia a iniciativa e diz que o objetivo é justamente chamar atenção das pessoas na véspera dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, que começam no próximo dia 7.

"A campanha com a participação dos embaixadores do movimento paraolímpico brasileiro Cleo Pires e Paulo Vilhena tem o apoio do CPB. O objetivo da campanha é chamar atenção para as pessoas com deficiência num momento em que o Brasil se aproxima dos Jogos Paraolímpicos”, afirmou o Comitê.

Criada pela agência África, a campanha recebeu muitas críticas nas redes sociais. A maior reclamação era de uma incoerência ao querer dar visibilidade aos atletas colocando atores não deficientes como estrelas de um ensaio. A polêmica, inclusive, chegou no primeiro lugar do Brasil em assuntos mais comentados no Twitter.

“De acordo com as estatísticas oficiais, um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência. Mas essas pessoas ainda são, em grande maioria, invisíveis na nossa sociedade. Os atletas estão presentes em outras fotos e ficaram muito felizes em participar da campanha”, finalizou o CPB.

Cleo Pires aproveitou a polêmica para desabafar no Instagram. "Nós, como embaixadores, emprestamos a nossa imagem justamente para gerar visibilidade. É isso que estamos fazendo, meu deus", disse indignada (veja abaixo).

Cleo Pires desabafa sobre campanha polêmica

Na campanha, os atores, também embaixadores da Paraolimpíada, aparecem em fotomontagens. Nas imagens, Vilhena é fotografado com uma perna mecânica, enquanto Cleo está com um dos braços amputados.

A iniciativa, intitulada de “Somos Todos Paralímpicos”, também teve a participação dos donos dos corpos. A perna mecânica é de Renato Leite, do vôlei sentado. Já o braço amputado pertence à paratleta do tênis de mesa Bruna Alexandre.

Topo