Infraestrutura

Paes ironiza medo de estrangeiros e comemora Rio-2016 sem caso de zika

Buda Mendes/Getty Images
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro imagem: Buda Mendes/Getty Images

Bernardo Gentile

do UOL, no Rio de Janeiro

Uma das grandes preocupações dos atletas estrangeiros – muitos sequer vieram ao Brasil por esse motivo –, a zika passou longe dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Pelo menos é isso que afirma o prefeito Eduardo Paes, que concedeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira sobre um balanço da prefeitura sobre a Olimpíada realizada na cidade.

“Foi muito alarmado por órgãos de saúde mundial. Parecia que quem chegasse aqui seria carregado por mosquitos da zika. E isso não ocorreu. Foi muito mais seguro ficar no Rio que em Miami-EUA. Não tivemos nenhum caso”, disse Paes.

Segundo números divulgados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o município registrou 8.700 atendimentos (2.133 estrangeiros), sendo que nenhum foi diagnosticado com zika. Além disso, 97,46% dos atendimentos foi considerado ótimo ou bom pelos pacientes.

Vale lembrar que os Estados Unidos agora estão preocupados com o vírus dentro do próprio país. Autoridades locais apontam para 27 casos de contaminação e o maior foco ocorre na Flórida.

"Os jogos nunca foram para transformar o Rio de Janeiro num lugar perfeito. O que queríamos era transformar a cidade em um lugar melhor. E isso eu tenho certeza que conseguimos", afirmou o prefeito.

O caso mais famoso ficou por conta de Hope Solo, goleira norte-americana de futebol. Pouco antes de vir ao Brasil, ela postou uma foto nas redes sociais com roupas para proteção contra insetos, alegando ter medo do vírus zika. O aparente exagero da atleta foi inclusive lembrado pelo público nos estádios, que respondeu com deboche: toda vez que Solo tocava na bola, ouvia o grito de "ôôô, zika!".

Curiosidades sobre o balanço final da Olimpíada

Um slide apresentado pelo prefeito revelou números do balanço final da Olimpíada, que contou com 5 bilhões de espectadores. As redes sociais dos jogos foram um sucesso absoluto. O Twitter contou com 75 bilhões de vizualizações e o Facebook, 1,5 bilhão de interações.

Além disso, as várias festas espalhadas pela cidade resultaram em 2 mil toneladas de lixos coletados pela Comlurb. Muitos desses resíduos foram deixados em locais impróprio, rendendo 3.711 multas (694 turistas).

As multas, inclusive, chamaram a atenção em outros casos. Foram distribuídas, por exemplo, 3.850 multas por estacionamento irregular e até mesmo situações curiosas. Os fiscais puniram também quem urinou em vias públicas, totalizando 1.067 de pessoas multadas (sendo 96 mulheres e 164 estrangeiros). Todos foram multados em R$510.

Topo