Vídeos

Santos Dumont volta a aparecer em cerimônia e causa nova 'guerra' na web

Reprodução de TV
Santos Dumont abriu a cerimônia de encerramento da Rio-2016 imagem: Reprodução de TV

Do UOL, em São Paulo

A polêmica sobre quem inventou o avião voltou com tudo na cerimônia de encerramento da Rio-2016. Santos Dumont, que já havia sido homenageado na abertura, voltou a aparecer na cerimônia de encerramento deste domingo. Imediatamente, os internautas brasileiros inundaram o Twitter com novas provocações aos Estados Unidos. 

Os norte-americanos alegam que os inventores do avião foram os irmãos Wright, em 1903, três anos do brasileiro. Os brasileiros rebatem dizendo que eles só voaram com a ajuda de uma catapulta. Discussão à parte, desta vez Santos Dumont foi homenageado por outra de suas invenções: o relógio de pulso. 

A reação dos brasileiros foi maior, mas a correspondente do New York Times Anna J. Kaiser não ficou fora da discussão: "O que nós achamos da cerimônia de encerramento da Rio-2016 começar com Santos Dumont - uma declaração política?"

 

"O Brasil ainda está tentando reivindicar que eles inventaram o avião?"

 

"(Rindo alto) CBC [emissora americana], não reproduza esta propaganda brasileira sobre Santos Dumont". 

 

"A cerimônia começa com um tributo ao inventor Alberto Santos-Dumont. Ele foi, se você perguntar aos brasileiros, o primeiro a construir e pilotar uma aeronave motorizada. Se você quiser detonar um recinto cheio de brasileiros, mencione os irmãos Wright". 

 

"Ei, Brasil e Santos Dumont, vocês não inventaram o avião. E os Wright Brothers chutariam o traseiro de vocês se eles soubessem dessa fraude"

 

 

E os brasileiros provocaram: 

 

Topo