EUA ampliam 'goleada' sobre outros países no basquete; são 23 ouros

Do UOL, no Rio de Janeiro

A vitória dos Estados Unidos sobre a Sérvia, neste domingo, na Arena Carioca 1, rendeu a 23ª medalha de ouro do país na história do basquete nos Jogos Olímpicos, considerando os times masculino e feminino. No total, são 28 medalhas, número muito representativo quando comparado com os outros países que lutam pelo pódio no esporte desde 1936.

A segunda colocação vem da extinta União Soviética, com quatro ouros e 12 no total, menos do que a metade que já foi arrematada pelos americanos ao longo da história. A terceira colocada também é uma nação já extinta, a antiga Iugoslávia, com uma de ouro e oito no total. A Iugoslávia se desmembrou entre várias nações, entre os quais a Sérvia, que foi prata entre os homens e bronze com as mulheres. Foram as primeiras medalhas sérvias em Jogos Olímpicos.

A hegemonia norte-americana passou a ser cada vez mais dura de ser quebrada a partir de 1992, quando os profissionais da NBA passaram a jogar Olimpíadas, com o inesquecível time de Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird e Charles Barkley, entre outros, que deram nome à equipe de Dream Team. 

De lá pra cá, o time americano masculino só não levou o ouro em 2004, na Grécia, quando um forme time com LeBron James e Carmelo Anthony, ainda jovens, e Tim Duncan, sucumbiu para a Argentina nas semifinais e ficou com o bronze. Os argentinos levaram o ouro.

Se no masculino essa foi a terceira medalha de ouro seguida, entre as mulheres a disparidade é ainda maior. Já são seis Olimpíadas seguidas como medalha de ouro, sendo superadas pela última vez nos Jogos de Barcelona, quando a CEI (Comunidade dos Estados Independentes), formada pela Rússia e algumas outras ex-repúblicas soviéticas, ficou com a medalha de ouro.

O time americano masculino foi para os Jogos do Rio com importantes baixas, de astros como como LeBron James, Stephen Curry, James Harden e Russell Westrbrook, que pediram dispensa. Mas ainda assim tinham um time com outras estrelas e era considerado bem melhor tecnicamente do que todos os rivais.

A equipe veio liderada por Kyrie Irving, Kevin Durant e Carmelo Anthony e defendia um período de 10 anos sem derrotas do time de profissionais americanos da NBA. A última vez que perderam foi nas semifinais do Mundial de 2006, para a Grécia, nas semifinais. Desde então, ganharam as Olimpíadas de 2008 e 2012 e os Mundiais de 2010 e 2014.

Os americanos já vinham sofrendo em sua caminhada para ganhar o terceiro ouro seguido. Na primeira fase, terminaram o primeiro tempo atrás da Austrália e só viraram no fim, com uma vitória por dez pontos de diferença. Os jogos contra França e Sérvia foram apertados e por vitória de só três pontos de diferença. Os sérvios ainda chutaram uma bola de três no lance final e bateu no aro.
?