Atletismo

Corredoras que se ajudaram nos 5.000m receberão medalha Pierre de Coubertin

AP Photo/Martin Meissner

Do UOL, em São Paulo

A corredora neozelandesa Nikki Hamblin sai da Rio-2016 sem medalha, mas será agraciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por seu espírito olímpico nos Jogos. Ela ajudou Abbey D'Agostino (EUA) após a adversária sofrer uma queda na prova dos 5.000 m e por isso ganhará a medalha Pierre de Coubertin.

O acidente chamou a atenção na última terça (16), durante a classificatória dos 5.000 m, na qual elas sofreram um acidente no meio do pelotão. D'Agostino ajudou Hamblin a se levantar, mas em seguida caiu com muitas dores no joelho, e a neozelandesa retribuiu o favor. Ambas completaram a prova juntas, e a norte-americana saiu do Estádio Olímpico de cadeira de rodas.

Elas tiveram dois dos piores tempos da classificatória, mas foram agraciadas pela organização da prova com duas vagas na final. Hamblin correu e fez sua melhor marca na temporada, mas D'Agostino, lesionada, não foi para a pista.

A medalha Pierre de Coubertin é concedida pelo COI aos atletas que demonstram espírito olímpico. O único brasileiro a receber a honraria é o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi atrapalhado em Atenas-2004 e ainda assim levou um bronze.

Topo