Vôlei

Brasil reencontra adversário de última medalha de ouro para voltar ao topo

REUTERS/Yves Herman
Itália venceu o jogo na fase de grupos contra o Brasil imagem: REUTERS/Yves Herman

Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira terá uma velha conhecida pela frente, neste domingo, para encerrar sua participação no vôlei masculino. O adversário será a Itália, mesmo rival que cruzou o caminho brasileiro há 12 anos, em sua última conquista olímpica.

Daquela partida em Atenas, em 2004, apenas um jogador é remanescente nos dois times. O líbero Serginho fazia parte daquele grupo que conquistou o ouro. Desde aquela edição, o Brasil bateu na trave em duas edições de Jogos Olímpicos, em 2008 e 2012. Em ambos os casos, o time de Bernardinho ficou com a prata.

A primeira derrota, em 2008, aconteceu contra os Estados Unidos, em Pequim. Quatro anos depois, a derrota mais difícil da seleção, de virada para a Rússia, em Londres. O time esteve à frente do placar no terceiro set depois de vencer os dois primeiros.

A principal arma do Brasil para o duelo deste domingo é Wallace, melhor pontuador e segundo atacante mais eficiente da competição.

A maior dúvida de Bernardinho é o estado físico de Lucarelli. O ponta jogou com dores na semifinal devido a um problema na coxa. Lipe, que tinha dores nas costas, também faz fisioterapia para estar 100% na final.

Itália e Brasil já se enfrentaram nos Jogos deste ano. Os italianos levaram a melhor ao vencer a partida por 3 a 1.

Topo