Infraestrutura

Australiana volta a criticar Jogos e diz que segurança foi maior problema

AFP PHOTO / Vanderlei Almeida
Kitty Chiller, chefe de missão da Austrália na Rio-2016 imagem: AFP PHOTO / Vanderlei Almeida

Karla Torralba

Do UOL, no Rio de Janeiro

A chefe de missão australiana Kitty Chiller concedeu entrevista coletiva na manhã deste domingo (21), último dia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e fez um balanço de sua equipe nesta edição do torneio. Apesar de elogiar o desempenho dos atletas na parte esportiva, a dirigente criticou mais uma vez a estrutura oferecida na cidade sede, como já havia feito ao longo das competições, e definiu a segurança como o maior problema para a delegação do país. 

"O maior desafio nesses Jogos foi, de longe, a segurança. Na cerimônia de abertura, meia hora antes de entrarmos no estádio, recebi uma ligação falando que dois dos nossos treinadores foram roubados à mão armada. Então, mudamos nosso protocolo de segurança. Algumas vezes pensamos em aumentar ainda mais a segurança, por isso revíamos sempre o protocolo e reforçamos o quanto isso era importante para todos", declarou Kitty.

Kitty Chiller foi uma das figuras mais presentes em coletivas de imprensa antes mesmo do início dos Jogos. A dirigente foi a responsável por apontar problemas encontrados pela delegação na Vila Olímpica, furtos e até um princípio de incêndio. A delegação chegou a deixar a Vila e ir para um hotel por conta dos problemas, dos quais, segundo Kitty, muitos ainda podem ser encontrados.

"Claro, a Vila Olímpica foi só o começo. A segurança foi um enorme desafio, o zika, os transportes tiveram muitos problemas. Ontem, foi preciso colocar novamente a cortina do meu banheiro. Um encanador teve que ir arrumar o meu banheiro. Gostaria de agradecer todos os esforços da minha equipe. Foram os Jogos mais desafiadores para todos. Esta foi minha quarta Olimpíada como oficial (da delegação). Mas ressalto que tudo isso não atrapalhou nossa performance, pudemos proteger os atletas", completou.

Topo