Relatos das provas

Sérvia vence a Croácia e conquista ouro inédito no polo aquático masculino

SERGIO MORAES/REUTERS
Sérvios comemoram gol diante da Croácia na decisão do polo aquático masculino imagem: SERGIO MORAES/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

Sérvia e Croácia se transformaram em nações independentes após uma série de confrontos bélicos na antiga Iugoslávia a partir do início dos anos 90. Neste sábado, no Estádio Aquático Olímpico, sérvios e croatas protagonizaram, na final do polo aquático masculino, mais um duelo no qual o nacionalismo se mistura ao esporte. No encontro entre as duas maiores potências do esporte, a Sérvia venceu por 11 a 7 e conquistou a sua primeira medalha de ouro na modalidade em uma Olimpíada. Outro confronto marcante entre os dois países nesta edição dos Jogos aconteceu nas quartas de final do basquete masculino, e também teve desfecho positivo para os sérvios, que ganharam por 86 a 83. 

A Croácia chegou à decisão em busca de seu segundo ouro olímpico consecutivo, enquanto a Sérvia vinha de duas medalhas de bronze em Pequim-2008 e Londres-2012. Embora não tivessem um ouro olímpico no currículo até este sábado, os sérvios conquistaram quatro Ligas Mundiais, um Mundial, dois Europeus e uma Copa do Mundo desde 2013.

Após terminar a primeira fase da Olimpíada com um desempenho irregular e na quarta colocação do grupo A, a Sérvia cresceu de produção na reta final e desbancou Espanha e Itália nas quartas e na semifinal, respectivamente. 

Na disputa pelo bronze, a Itália superou Montenegro por 12 a 10. O Brasil, que caiu diante dos croatas nas quartas de final, terminou os Jogos na oitava colocação.

Domínio sérvio desde o início

Com uma defesa bem fechada e excelentes arremessos no ataque, a Sérvia foi superior desde o início. Os atuais campeões mundiais, entretanto, não conseguiram abrir uma ampla vantagem no placar nos primeiros minutos e terminaram o primeiro quarto vencendo por 3 a 2.

REUTERS/Laszlo Balogh
imagem: REUTERS/Laszlo Balogh

Trabalhando melhor a bola e precisa nos arremessos, a Sérvia passou a ameaçar ainda mais a Croácia e chegou a quatro gols de diferença (8 a 4) no terceiro quarto.

A sete minutos para o fim do jogo, os sérvios chegaram ao décimo gol e passaram a administrar o resultado.

O sérvio Filip Filipovic, apontado como o melhor jogador do mundo no polo aquático, foi fundamental na decisão ao marcar dois gols.

Topo