Olimpíadas 2016

Caso de Ingrid na Vila incomodou Flávia Saraiva, que pediu ajuda de Jade

David Ramos/Getty Images
Pivô de polêmica: Ingrid Oliveira, pensativa, antes de um salto na plataforma de 10m do Parque Aquático Maria Lenk imagem: David Ramos/Getty Images

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Ingrid Oliveira não teve uma Olimpíada das mais felizes no Rio de Janeiro. Não bastasse o resultado abaixo do esperado nas disputas da plataforma de 10 m – individual e sincronizada –, a saltadora brasileira se envolveu em uma grande polêmica dentro da Vila Olímpica e brigou com a parceira Giovanna Pedroso após levar o atleta Pedro Henrique Gonçalves, da canoagem, para o apartamento onde estavam. O problema, no entanto, não envolveu apenas a dupla dos saltos ornamentais.

Segundo apurou o UOL Esporte, Ingrid causou desconforto ainda em outras jovens que, por decisão do COB (Comitê Olímpico do Brasil), dividiam o mesmo apartamento que a saltadora. Entre elas, as pequenas Flávia Saraiva e Rebeca Andrade, da seleção de ginástica artística.

As duas, menores de idade (16 e 17 anos, respectivamente), ficaram incomodadas com a presença de um homem no apartamento no quarto de Ingrid. O movimento era intenso na sala do local que deveria ser de concentração e deixava a dupla de ginastas pouco à vontade.

Pedro Ivo Almeida/UOL
Rebeca Andrade (e) e Flavia Saraiva (d) se irritaram com movimento no apartamento imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Caladas em um primeiro momento, as discretas Flávia e Rebeca tentaram evitar a polêmica. Na sequência, no entanto, comentaram com ginastas mais velhas da delegação brasileira. Essas, sim, “compraram a briga” daquelas que eram consideradas os xodós do Time Brasil.

A experiente Jade Barbosa foi uma das ginastas a assumir a linha de frente da “defesa” da dupla. Jade, inclusive, ficou na Vila Olímpica mesmo após o término de sua participação nas competições – no dia 11. Foi um pedido de Flávia, que queria ter uma das mais velhas por perto.

Reprodução/Instagram
Jade Barbosa (d) posta foto com a xodó Flávia Saraiva (e) antes de competição imagem: Reprodução/Instagram

Após o quinto lugar de Flavia Saraiva na trave no dia 15, as duas ainda ficaram na Vila Olímpica até a última quinta-feira (18). Elas saíram juntas do local.
Em rápida entrevista durante evento na sede do Flamengo, seu clube, Flavia confirmou que ficou no mesmo apartamento de Ingrid, mas preferiu não entrar em detalhes sobre o caso. “Não quero falar sobre esse assunto porque é confidencial”, explicou ao UOL.

Chefe de delegação da ginástica artística, a técnica Georgette Vidor também se esquivou de entrar na polêmica. "Sinceramente, só soube dessas coisas por vocês [imprensa]. Não comentaram comigo".

Procurado pela reportagem e questionado sobre as questões acima, o COB informou que não faria “comentários sobre eventuais casos do dia a dia da Missão brasileira no Rio 2016”. O Comitê disse ainda que “os problemas internos da Missão Brasileira são resolvidos dentro da própria Missão, priorizando, sempre que possível, o caráter educativo antes do punitivo”.

Ingrid Oliveira, por sua vez, já havia se manifestado em rede social sobre as polêmicas dentro do apartamento. “Sobre a minha vida pessoal, não tenho absolutamente nada a declarar. Já falei e vou repetir: o que faço na minha vida pessoal só diz respeito a mim e mais ninguém”.

Topo