Relatos das provas

Nigéria vence Honduras e fica com o bronze no futebol masculino

Eugenio Savio/AP
Umar comemora gol durante a vitória da Nigéria sobre Honduras imagem: Eugenio Savio/AP

Do UOL, em São Paulo

A Nigéria conseguiu neste sábado sua terceira medalha olímpica no futebol masculino. Algoz do Brasil em Atlanta-1996, ano em que chegou ao lugar mais alto do pódio, e vice-campeã em Pequim-2008, a seleção africana derrotou Honduras por 3 a 2, no Mineirão, e levou o bronze na Olimpíada.

A Nigéria chegou a abrir 3 a 0 no placar, com dois gols de Umar Sadiq e outro de Umar, mas caiu de rendimento e permitiu que Lozano e Marcelo Pereira descontassem para Honduras no segundo tempo.

Em um jogo aberto, com os dois times assumindo propostas ofensivas, os africanos tiveram a primeira oportunidade clara seis minutos após o apito inicial. Umar, um dos destaques do duelo, fez boa jogada pela esquerda, chutou e viu a bola bater duas vezes na trave.

A Nigéria desperdiçou uma série de chances até os 33 minutos da etapa inicial, quando Mikel, conhecido por suas atuações no Chelsea, fez jogada individual e cruzou para Umar Sadiq tocar para o gol.

Aos 3 do segundo tempo, Mikel acertou um chute forte, o goleiro López ofereceu o rebote e Umar não desperdiçou.

Sete minutos depois, Umar Sadiq entrou na área, limpou o zagueiro e deslocou López. O caminho parecia livre para uma goleada nigeriana, mas os hondurenhos reagiram. Nos 20 minutos finais, a seleção da América Central cresceu de produção, descontou com Lozano e Pereira e assustou o time africano em contragolpes nos instantes finais.

Honduras se despede do Brasil sem conseguir a primeira medalha olímpica de sua história. O país da América Central protagonizou uma das maiores zebras dos Jogos ao eliminar a Argentina na fase de grupos.

As reações da torcida brasileira

Em um início de tarde quente em Belo Horizonte, os torcedores brasileiros mostraram muita descontração na arquibancada do Mineirão e nos pontos de venda de cerveja nas imediações do estádio. Nos primeiros minutos do confronto, o público local esqueceu por alguns momentos a derrota de Ronaldo, Rivaldo e Roberto Carlos para o time de Kanu em 1996 e empurrou os africanos com gritos de "olê, lê, ola, lá, a Nigéria vem aí e o bicho vai pegar".

Eugenio Savio/AP
Torcedores brasileiros fazem a "ola" durante partida entre Nigéria e Honduras imagem: Eugenio Savio/AP

Quando Honduras anotou seu segundo gol e ameaçou o terceiro lugar dos nigerianos, parte do público passou a torcer pelo empate ao som de "eu acredito".

Entre confrontos das chaves masculina e feminina, o Mineirão recebeu dez partidas nesta Olimpíada.

Topo