Micale vê ouro como resgate da autoestima: "nosso futebol está vivo"
Rogério Micale analisou o ouro olímpico como um momento emblemático para o futebol brasileiro dar a volta por cima depois de profundas decepções recentes da seleção, em especial na Copa do Mundo de 2014. O treinador campeão dos Jogos do Rio de Janeiro evitou o discurso crítico de outros momentos.
“Acho que é um resgate da nossa autoestima. A gente vê que não está tudo perdido. Nosso futebol está vivo. A gente precisa de acertos, mas estou feliz no dia de hoje. Fico feliz de participar disso”, disse inicialmente ao Sportv. Depois, Micale falou muito mais.
"Espero que sim, acredito que sim (que represente uma mudança). É uma conquista que almejávamos há muito tempo, havia um anseio por essa medalha de ouro. É o desporto número um do país. É uma fase que passou e para o futuro teremos uma tranquilidade maior para lidar com essa situação. É um motivo de orgulho para o nosso futebol. Nosso futebol não está morto. Podemos oferecer muito ao futebol mundial", resumiu o treinador medalha de ouro.
"Que eu possa ter contribuído se, dentro do pensamento que ele tem, usar a base. Em termos de futuro, não só para o próximo jogo, mas de seleção brasileira, é uma geração muito boa e com esse amadurecimento tático. Tem muita chance de eles terem sucesso no futuro e que possam contribuir, desenvolver nosso talento", acrescentou Micale.
GOLEIRO HERÓI
O Weverton na Olímpica demonstrou ser o goleiro que esperávamos que fosse, pelo trabalho que estava desenvolvendo no Atlético-PR. Quando solicitado, ele contribuiu demais. Demonstrou uma grande virtude que foi hoje nas cobranças de pênalti e nos ajudando no título. Pela primeira vez que foi convocado, demonstrou sua capacidade. Meu sentimento é o mais positivo em relação a ele.
MARCAS DO 7 A 1
O que aconteceu foi uma marca muito difícil para nosso futebol. Uma situação que gerou uma ampla discussão no meio futebolístico e muitas coisas se levantaram do que poderia ser feito para que isso não pudesse acontecer. Aqui tratamos como um jogo das Olimpíadas, onde enfrentaríamos um time muito forte, o alemão, com excelência no futebol. Tínhamos o sentimento de que precisávamos dar uma resposta ao nosso povo, a nós do meio do futebol, de que poderíamos fazer algo diferente. Conseguimos uma resposta boa com pouco tempo de trabalho, mas que nos coroou com a medalha.
CRÍTICAS A NEYMAR
Sobre Neymar e Marta é a nossa cultura. Somos fervorosos, passionais, amamos e odiamos de um dia a outro. É essa forma descontraída de ser. Me sinto feliz em ser brasileiro.
EMOÇÃO NO AGRADECIMENTO
Quero agradecer às pessoas mais importantes da minha vida. Agradecer a Deus por me proporcionar esse momento, que entrei da forma que entrei, passei o que passei aqui, e nos momentos bons e difíceis quem sempre me sustenta com a palavra são minha mulher, minhas filhas e minha confiança, que tenho em Deus. Chorei muito, me abracei às pessoas do lado (na hora do título). Passa o filme de onde comecei, das dificuldades que tive, alguns clubes sem condição, mas acreditando que eu poderia conseguir algo com meu trabalho. Fiz 25 anos de casamento no dia 16 e não pude passar as Bodas de Prata, mas falei que seria de ouro. Sou um felizardo e quero agradecer a Deus, à minha esposa presente e minha filha. Me emociona porque todo meu sacrifício é em função da minha família.
NEYMAR
Um motivo de muito orgulho para nós. Conseguimos juntos essa medalha de ouro. O fato de o Neymar ter marcado o gol...é uma referência no nosso futebol. O Weverton também fez uma grande defesa, sabíamos que poderia acontecer um momento como esse quando o convocamos. Assim como o Renato Augusto, o Marquinhos, o Rafinha, o Luan e o Neymar que converteram. O Neymar é um ícone, fico muito feliz que ele finalizou a série e nos deu esse título.
COMO FICA A CARREIRA?
Não tenho proporção do que vai gerar um título como esse na minha carreira, mas vou continuar trabalhando como sempre fiz. Não sei o que me reserva o futuro, mas continuo com a minha forma de fazer e pensar futebol.
Não sei mensurar em que nível ele chega, é muito difícil fazer comparativo com outros. Cada um teve sua fase. Ele caminha para ser um dos grandes do nosso futebol e consegue isso com títulos, que é o mais importante.
DE DESCONHECIDO A CAMPEÃO
São situações que acontecem. Foi a oportunidade que me apareceu, por tudo que a gente sabe como aconteceu. Me sinto realizado em poder dirigir essa equipe, pude trabalhar e mostrar meu trabalho de forma simples. Eu era o menos conhecido da seleção e pude mostrar no que eu acredito e os conceitos que me preparei dentro do futebol. Tantos treinadores que ganharam, mas não a de ouro, alguns a de prata, bronze, e me sinto privilegiado de poder trazer a primeira de ouro.