! "Jogador se sente como Neymar", diz Bernardinho sobre expectativa no vôlei - 20/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vôlei

"Jogador se sente como Neymar", diz Bernardinho sobre expectativa no vôlei

Juliana Alencar e Leandro Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira masculina de vôlei teve um início complicado na sua caminhada nos Jogos Olímpicos de 2016 e precisou de uma guinada para chegar à quarta decisão consecutiva em Olimpíadas. Segundo o treinador Bernardinho, a expectativa criada em cima dos jogadores acabou atrapalhando um pouco o começo da trajetória.

“Equipe na Vila, você anda na Vila Olímpica no Brasil, jogador se sente como Neymar ali. Pessoal da limpeza, motorista, todo mundo conhece a gente. Expectativa das pessoas, das mais simples as mais conhecedoras, era enorme”, disse Bernardinho ao ser perguntado se time sentiu pressão da torcida no começo.

O treinador ainda explicou que outros fatores também atrapalharam o começo da equipe na competição.

“Chegamos na Olimpíada, saque não estava entrando, isso é coisa mental, isso condicionou atuações. Não acho que fizemos uma partida ruim contra os EUA. Contra a França mostrou que lutávamos, mostrou caráter, capacidade de lidar com as costas na parede, sair, lutar e sobreviver. O que é mais importante é que a equipe vai dar seu melhor, só que às vezes não é suficiente”, completou.

O levantador Bruninho, capitão da seleção, também falou sobre essa situação. Para ele, a equipe sofreu com uma pressão, mas não da torcida.

“Pressão é mais porque as pessoas esperam medalha do vôlei. Isso pesa um pouco nas nossas costas. Foi uma coisa que a gente soube controlar, a partir dali, jogo de vida ou morte contra França, ficar em nono ou passar para as quartas. A gente conseguiu tirar um pouco da tensão, mais por esse fato e não por jogar em casa. Quanto é importante para o Brasil uma medalha do vôlei. A gente tinha essa coisa um pouco elevada e conversou sobre isso. A gente tem conseguido jogar com público, fazer uma coisa positiva. Tem hora que olha, vê familiares e amigos, fica emocionado, mas tem de saber controlar".

Topo