Relatos das provas

Felipe Nascimento vai mal no pentatlo moderno e fica na 31ª colocação

REUTERS/Edgard Garrido

Do UOL, em São Paulo

Representado por Felipe Nascimento, o Brasil não conseguiu resultado expressivo no pentatlo moderno masculino. O atleta de 22 anos foi mal principalmente no hipismo e acabou na modesta 31ª colocação.

O ouro foi do russo Alexander Lesun, que terminou a prova combinada em 11:32.35 e somou 1479 pontos no total para estabelecer um novo recorde olímpico. Ele dividiu o pódio com o ucraniano Pavlo Tymoshchenko, que foi prata, e com o mexicano Ismael Hernandez, que ganhou o bronze no sprint final. O brasileiro terminou a prova em 14:15.59 e fez 1368 pontos.

Felipe Nascimento abriu o dia na natação, indo para a água em Deodoro para a quarta bateria dos 200 m livres. Ele fez tempo ruim de 2:05:39, ficando três segundos acima do que seu melhor tempo na temporada. A esperança do brasileiro era compensar na piscina a má classificação na esgrima da última quinta-feira (18), mas ficou longe disso. O desempenho em sua especialidade ficou aquém do esperado e deixou Felipe na 35ª e penúltima colocação geral.

Na rodada bônus da esgrima, Felipe Nascimento venceu apenas o primeiro duelo, contra o japonês Shohei Iwamoto, mas caiu na sequência para Jose Figueroa (CUB) e só conseguiu descontar um segundo de sua largada na última prova. O resultado ruim não fez mais do que alçá-lo para a 34ª posição geral. A modalidade foi equilibrada, e nenhum atleta conseguiu vencer mais do que três duelos.

O hipismo foi a pior prova do brasileiro, que cometeu sete faltas e por isso perdeu 49 pontos. Felipe Nascimento teve o segundo pior desempenho computado e só subiu posições porque quatro concorrentes foram desclassificados do hipismo. De modo geral, os conjuntos foram atrapalhados pela chuva e cometeram várias faltas: só seis atletas passaram pelo percurso sem penalidades.

Felipe chegou à prova combinada na 31ª posição, com 151 pontos abaixo do líder, o russo Alexander Lesur, e sem nenhuma chance de medalha. O último evento é composto por uma corrida de 3,2 quilômetros com um estande de tiro a cada 600 m, e o brasileiro tentou fazer prova de recuperação. Ele fez bom tempo na corrida e teve média de acertos alta no tiro, mas ainda assim ficou entre os últimos.

Topo