Relatos das provas

Besuntado de Tonga perde para iraniano em estreia na Rio-2016

Kirill Kudryavtsev/AFP Photo
Nikolas Taufatofua foi derrotado por Sajjad Mardani na Rio-2016 imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP Photo

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Nikolas Pita Taufatofua, mais conhecido como "besuntado de Tonga", fez sua estreia nos Jogos Olímpicos neste sábado (20). O atleta, que compete no taekwondo na categoria acima de 80 quilos, não conseguiu superar o iraniano Sajjad Mardani e acabou derrotado por 16 a 1. Agora, o "besuntado" terá que torcer para que seu algoz chegue à final para ser repescado para a competição.

Taufatofua não teve vida fácil diante de Mardani. Apenas no primeiro round, o atleta cedeu oito pontos ao adversário após ser atingido diversas vezes e foi para o intervalo com um grande prejuízo para recuperar na segunda etapa.

O apoio dos torcedores brasileiros, especialmente da ala feminina, não foi suficiente para fazer o besuntado reagir. Mais lento que Mardani, Taufatofua teve dificuldade para se aproximar do adversário e acabou derrotado por 16 a 1, sem sequer ser necessária a disputa do terceiro round. Após o único ponto do besuntado, os presentes no ginásio foram ao delírio. 

“Foi o dia dele, não fui bem no primeiro e nem no segundo round. Ele estava muito melhor na luta, não tenho nem o que dizer pra dar alguma desculpa. Mas fiquei muito feliz em ver essa torcida toda me apoiando”, falou. “Eu estava um pouco mais nervoso ontem. Quando vi essa torcida aqui vi muita energia, pesou mais o orgulho de defender minha nação e ser ajudado pela energia positiva”, prosseguiu.

"Besuntado" fica famoso no Brasil e leva nome de Tonga para o mundo

Topo