Taekwondo

Bronze no taekwondo, lutador brasileiro quase desistiu por câncer de mãe

Ed Jones/AFP
Maicon Siqueira vai abraçar a mãe depois vencer a disputa pelo bronze imagem: Ed Jones/AFP

Daniel Brito e José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

Maicon Andrade viveu momentos difíceis antes de chegar à Olimpíada do Rio. Pensou em desistir pouco tempo antes da seletiva para a seleção brasileira, que daria a vaga para a Rio-2016 por conta de câncer de mama da mãe, dona Vitória. 

Em 2014,  ele voltou de ônibus para Belo Horizonte ao receber a notícia que sua mãe, Vitória Andrade, estava com câncer de mama. Ao chegar no hospital em que  dona Vitória estava cuidando da doença, Maicon ficou chocado ao ver Vitória sem cabelo devido ao tratamento. Para o lutador, essa cena foi marcante.

Ele avisou sua mãe que ia desistir do taekwondo. Na hora, Vitória pediu para que Maicon continuasse brigando por seu sonho, que não iria ajudá-la abandonando tudo. "Ele pensou em desistir uma época que eu tive câncer, mas  falei para ele: 'filho, vá em frente, você nasceu pra voar'", comentou dona Vitória Andrade na Arena Carioca 3 comemorando a medalha do filho. 

Maicon ganhou o bronze após ficar atrás no placar grande parte da luta. Ele ganhou o direito de disputar a medalha após passar pela repescagem. A medalha foi uma surpresa até mesmo para a mãe. "Não acredito até agora, passamos momentos difíceis, mas Deus nos ajudou no final", disse a mãe, muito abraçada após a conquista. 

Na arquibancada, Maicon falou logo que conquistou a medalha: "essa é sua", apontando para dona Vitória.

 

Topo