Infraestrutura

Sem Pelé, Rio-2016 terá encerramento para agradar de "voluntário a Phelps"

Ugo Soares/UOL
Fogos da cerimônia de abertura olímpica iluminam o céu do Maracanã imagem: Ugo Soares/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Melancolia pelo fim dos Jogos Olímpicos e alegria pelas histórias vividas no Rio de Janeiro. Esses são os dois principais sentimentos que o Comitê Organizador da Rio-2016 pretende criar nos espectadores que estarão no Maracanã, no domingo (21), para a cerimônia de encerramento da Olimpíada de 2016.

Segundo o comitê, mais de 41 mil ingressos já vendidos para a cerimônia, o que indica que o maior estádio do Rio estará cheio. Duas ausências importantes, entretanto, já estão confirmadas: o presidente interino Michel Temer não virá ao Rio, assim como Pelé, que alegou problemas de saúde para não participar da festa de abertura e também do fim dos Jogos Olímpicos.

Nada disso, porém, deve tirar o brilho da festa, segundo Leonardo Caetano, diretor de Cerimônias da Rio-2016. “Teremos 3 mil voluntários, 300 profissionais de dança e outras atrações”, afirmou. “Vai ser festa para lavar a alma de todo mundo: do voluntário que ficou na estação de trem até Michael Phelps.”

A carnavalesca Rosa Magalhães, uma das responsáveis pela cerimônia, disse que será inevitável um tom melancólico na festa, afinal o fogo olímpico será apagado. Ao mesmo tempo, prometeu alegria, já que um novo ciclo olímpico começará com o final da Olimpíada do Rio.

“Vai ser como um desfile das escolas de samba campeãs, mas a festa dos campeões sempre falta alguma coisa. Aqui não vai falar nada”, afirmou ela. “Vamos ter uma estrutura de vai chegar a 20 metros de altura. A porta de acesso do Maracanã limita um pouco, mas vamos dar um jeito.”

Tóquio ganha participação

Uma parte da cerimônia de encerramento da Olimpíada de 2016 será organizada por representantes de Tóquio. A capital japonesa receberá a próxima edição dos Jogos.

Segundo Abel Gomes, os japoneses terão total liberdade para organizar sua participação na festa do Rio. Eledisse que sabe que eles estão preparando e que tudo deve agradar. “Está muito bonito.”
 

Topo