Poucos viram a entrega de medalhas do pentatlo por um motivo: um vestido

Daniel Brito
Do UOL, no Rio de Janeiro
Rob Carr/Getty
Francesa Elodie Clouvel fica com a medalha de prata no pentatlo moderno

A cerimônia de entrega de medalhas da prova feminina de pentatlo, no início da noite de sexta-feira, 19, teve de ter a transmissão internacional interrompida por causa de um imprevisto: a responsável pela entrega da medalha não trajava roupa adequada para a ocasião. E a culpa recaiu sobre seu motorista.

A ex-esgrimista alemã Claudia Bokel, prata em Atenas-2004, membro do COI (Comitê Olímpico Internacional) estava encarregada de entregar a prata à francesa Elodie Clouvel, que sagrou-se vice-campeã olímpica nesta sexta-feira - primeira mulher do país a subir ao pódio na modalidade em Jogos Olímpicos.

Ela utiliza um dos carros oficiais cedidos pelo Comitê Organizador. Em determinado momento do dia, ela teve de trocar de carro, por causa do turno do motorista, mas esqueceu-se de tirar seus pertences do primeiro carro. Era nele que estava o vestido de gala de Bokel para a cerimônia. Então, deu-se início a uma busca pelo carro em que estava o traje.

“Disseram para gente: ‘Fica tranquilo, vai chegar em 30 minutos, depois 15 minutos, 10 minutos…’. Mas nunca chegou”, contou, com bom humor, Klaus Schormann, presidente da UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno), ao UOL Esporte.

Bokel trajava apenas uma bermuda jean e uma camiseta da delegação da Alemanha. Em cima da hora, ante à falta do vestido para a cerimônia, emprestaram-lhe uma camiseta polo azul escura com os aros olímpicos. E foi assim, com essa vestimenta informal, que ela entregou a prata a Elodie Clouvel.

Coincidentemente, o sinal da transmissão internacional da cerimônia de premiação da prova feminina do pentatlo foi cortada, apenas a Austrália e outros poucos países tiveram a oportunidade de exibir a entrega de medalhas. O sinal só foi reestabelecido no momento da execução do hino da Austrália, país da campeã, Chloe Sposito.

O corte representa um duro golpe ao pentatlo, que faz um trabalho de marketing para tornar-se mais popular e ganhar audiência na TV.