Vídeos

Imprensa americana começa a 'entender' vaias dos brasileiros

Sergio Moraes/Reuters
Renaud Lavillenie chora durante a cerimônia do pódio do salto com vara imagem: Sergio Moraes/Reuters

Do UOL, em São Paulo

Muito criticadas pelos atletas e pela imprensa internacional, as vaias soltadas pelos brasileiros nas provas e jogos das Olimpíadas do Rio de Janeiro começaram a ser compreendidas. Os americanos entendem que faz parte da cultura.

Segundo o jornalista norte-americano Joe Posnanski, as vaias existem no mundo inteiro, mas os brasileiros as usam de maneira diferente, de forma mais intensa. Apesar disso, o articulista da NBC entende que é uma particularidade da torcida, assim como todo o país tem a sua característica própria.

Em algumas competições que exigem grande concentração, alguns atletas se sentiram prejudicados pelas vaias. O saltador de vara francês, Renaud Lavillenie, sentiu humilhação.

Posnanski lembrou que os brasileiros se manifestaram da mesma maneira contra a própria seleção nacional de futebol após a sequência de empates sem gols com a África do Sul e Iraque.

O jornalista ainda usou um exemplo que o diretor de comunicação social da Rio-2016, Mário Andrada, mencionou. Para ele, as vaias brasileiras são as vuvuzelas da Copa de 2010, disputada na África do Sul.

“Uma coisa a pedir para as pessoas pararem e outra é mudar hábitos e natureza. Lembro-me quando assisti a um jogo de beisebol no Japão. Era apenas diferente. Mesmo esporte que eu conheço toda a minha vida, mas os fãs eram tão diferentes, eles aplaudiram em momentos que não eram costume, cantaram músicas do nada e foram totalmente silenciosos quando eu esperava aplausos estridentes”, escreveu Posnanski.

Ele termina o artigo comentando que, mesmo com as desaprovações, é importante lembrar que a maneira particular de torcer em cada país também pode irritar pessoas de outras nações. 

Torcida brasileira dá show na Rio-2016

Topo