! Gasol faz bonito em última luta pelo ouro, com direito a toco em Jordan - 19/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Gasol faz bonito em última luta pelo ouro, com direito a toco em Jordan

José Ricardo Leite

do UOL, no Rio de Janeiro

Bicampeão da NBA pelos Los Angeles Lakers e tricampeão europeu e campeão do mundo pela Espanha. A carreira de Pau Gasol está recheada de títulos. Mas a derrota de sua seleção para os Estados Unidos, nesta sexta-feira, no Rio, finda o sonho do único louro que não havia conquistado: uma medalha de ouro em Olimpíadas.

Gasol, 36 anos, dificilmente chegará a Tóquio com sua seleção aos 40. Bateu na trave duas vezes no sonho dourado, sendo medalhista de prata em 2008 e 2012 com a Espanha que não conseguiu vencer uma seleção americana recheada de craques como LeBron James, Kobe Bryant, Carmelo Anthony e Chris Paulo, entre outros.

Mas Gasol fez sua parte no último respiro que tinha para tentar a medalha de ouro. Foi o melhor jogador espanhol na derrota pros EUA, com 23 pontos. Ainda apanhou seis rebotes e deu duas assistências, dificultando muito a vida dos americanos dentro do garrafão. Deu um belo toco em De Andre Jordan, que levou o público à loucura.

"Foi motivo de muito orgulho defender a seleção por tanto tempo. Agradeço por toda essa chance que tive. E vamos brigar por uma medalha olímpica. Medalha é sempre importante", disse Gasol sobre a disputa do bronze. 
 
Gasol, no entanto, ainda não cravou sua aposentadoria da Espanha. "Ainda encaro todos os jogos como se fosse o último. Vou ficar mais um ano fora da seleção e depois vou pensar o que fazer", completou. 

Outros da atual equipe espanhola também devem ter se despedido da chance do ouro. O mesmo vale para outros companheiros de time da vitoriosa geração espanhola, como Felipe Reyes e Navarro, também de 36 anos, e Calderón, de 34.

Topo