Vídeos

Rio-2016 diz que 'complexo de vira-latas' do Brasil acaba após caso Lochte

Tony Gentile/Reuters
Mario Andrada, diretor de comunicação da Rio-2016 imagem: Tony Gentile/Reuters

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O diretor de comunicação do Comitê Organizador da Rio-2016, Mario Andrada, disse nesta sexta-feira (19) que o caso do falso assalto a nadadores americanos deixa um saldo positivo para o Brasil. Segundo Andrada, o trabalho da polícia fluminense no caso e o posterior pedido de desculpas de Ryan Lotche servem para acabar com o "complexo de vira-latas" de brasileiros.

"Há duas coisas que posso dizer depois de tudo isso", afirmou Andrada, em entrevista coletiva nesta manhã. "Que mentira tem perna curta até quando você é um atleta olímpico e que o complexo de vira-lata acaba depois da Rio-2016."

Andrada também disse que o Rio-2016 aceita o pedido de desculpa de Lochte. Disse que o caso está encerrado e que o foco de brasileiros precisa voltar a ser o esporte e as medalhas que o país ainda pode ganhar. “Nós aceitamos suas desculpas. Acho que o povo brasileiro vai aceitar as desculpas", complementou.

O diretor da Rio-2016 ratificou que o suposto assalto teve uma enorme repercussão. Segundo ele, 2,5% das 1,8 milhões de menções que a Rio-2016 teve no twitter na quinta-feira foram de queixas sobre o assunto. Ou seja, 45 mil queixas.

Para Andrada, entretanto, não será o caso que vai deixar marcada a Olimpíada. "O que vai ficar para a história são os atletas, as cerimônias. As pessoas vão pensar no Phelps, no desempenho do Bolt”, explicou o executivo. 

Quem também comentou o caso foi Mark Adams, porta-voz do Comitê Olímpico Internacional. A entidade também recebeu pedido de desculpa de Lochte após toda a polêmica e, assim como o Comitê Rio-2016, também optou por minimizar o caso e focar em questões esportivas.

"Está claro que houve mágoas no país. Evidentemente o COI se sente solidário. Ficamos satisfeitos com as desculpas, mas não vamos nos concentrar nisso. Vamos focar o esporte", declarou o dirigente. 

Lochte Gate: Entenda o caso envolvendo os nadadores americanos

Topo