Paraolimpíadas

Comitê anuncia que Temer estará na cerimônia de abertura das Paraolimpíadas

Mark Humphrey/AP
O presidente interino, Michel Temer, foi vaiado por boa parte dos torcedores nas arquibancadas do Maracanã ao declarar abertos os Jogos Olímpicos do Rio imagem: Mark Humphrey/AP

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciou, nesta sexta-feira (19), que o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, estará na cerimônia oficial de abertura dos Jogos, no dia 7 de setembro.

"Tivemos uma reunião ontem (quinta-feira) com Temer, que confirmou sua participação na cerimônia da abertura. Foi uma reunião muito produtiva e ele mostrou que não fomos deixados de lado. Vamos fazer uma grande edição de Jogos", disse Philip Craven, presidente do IPC.

Michel Temer participou da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro e chegou a ser vaiado durante a celebração ao anunciar os Jogos abertos oficialmente. No início, o protocolo chegou a ser quebrado e o presidente interino não foi anunciado. Na quarta-feira, o Comitê Organizador da Rio-2016 anunciou que Temer não estará no fechamento dos Jogos.

Craven também aprovou a ajuda financeira da prefeitura do Rio de Janeiro para a realização das Paraolimpíadas. Eduardo Paes se reuniu na manhã de segunda-feira (15) com presidente do IPC, com o CEO da entidade Xavier Gonzalez e com o presidente do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), Andrew Parsons. Disse após a reunião que, apesar da falta de dinheiro do Comitê Organizador dos Jogos, a Paraolimpíada está garantida.

"Desde que ficamos sabendo sobre o problema financeiro daqui, estamos trabalhando para solucionar isso. Somos relativamente pequenos e temos no nosso DNA ver dificuldades como uma oportunidade de fazer coisas diferentes. Nós achamos soluções trabalhando com parceiros de confiança, e o suporte do prefeito Eduardo Paes, que se comprometeu com R$ 150 milhões para os Jogos, foi incrível. Ele viu o que Londres-2012 fez pela capital e quer a mesma transformação aqui no Rio e no Brasil como um todo", declarou.

Andrew Parsons, presidente do CPB, garantiu que tudo está sob controle para a realização dos Jogos Paraolímpicos. "Vamos ter uma cerimônia de abertura inesquecível, imperdível, e nenhum brasileiro que tenha amor a esse país pode deixar de ver".

 

Topo