Relatos das provas

Britânicos são punidos, e brasileiros se emocionam por final no 4x400m

David Gray/Reuters
Reino Unido, Bélgica, Brasil e Bahamas participam de eliminatória masculina do 4x400m nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro imagem: David Gray/Reuters

Gustavo Franceschini e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Um erro em uma das passagens custou à Grã-Bretanha a vaga na final do revezamento 4x400 m nesta sexta-feira. Segundo a organização da prova, um dos componentes do time começou a correr fora da área de troca e, por isso, toda a equipe foi desclassificada. Com isso, o Brasil, que havia registrado a nona melhor marca, herdou uma das oito vagas para a final da prova, que ocorrerá neste sábado, às 22h35. 

A informação, divulgada pela Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) e pela organização da Rio-2016, dá uma sobrevida a Pedro Oliveira, Alexander Russo, Peterson dos Santos e Hugo de Sousa, componentes da equipe brasileira que competiram nesta sexta na segunda bateria eliminatória. 
 
O britânico Martyn Rooney, um dos integrantes afetados pela decisão da Iaaf e da organização da Rio-2016, contou que seu time espera um recurso para poder disputar a final. 
 
"Temos mais para dar amanhã. Eu acho que nós podemos competir por uma medalha. No momento, não estamos entre os classificados, mas espero que, na próxima meia hora, possamos descobrir como estamos. Parece ser um mistério. Eu não sei o que está acontecendo, mas vamos descobrir em breve", disse. 
 
Apesar de um começo animador, o Brasil perdeu gás do meio para o fim da prova, foi ultrapassado por Cuba e terminou apenas na quinta colocação, com o tempo de 3min00s43. Com a desclassificação, da Grã-Bretanha, a equipe verde e amarela avança com o pior tempo dos oito times finalistas - a Jamaica, com 2min58s29, fez a melhor marca.
 
Em entrevista ao Sportv, Hugo de Sousa comentou de forma bem-humorada a queda de rendimento do Brasil e o momento em que Cuba levou a melhor nos metros finais. "Me deu raiva daquele cubano. Não gostei nem um pouco", disse. 
 
Pedro Luiz de Oliveira, emocionado, afirmou que ir à final "já foi uma conquista". 
 

4x400 feminino

A equipe feminina do Brasil foi mal no revezamento 4x400m,  terminou na última posição entre os 16 times que participaram das duas baterias e acabou eliminada da disputa por medalhas. Joelma Sousa, Geisa Coutinho, Leticia de Souza e Jailma de Lima levaram 3min30s27 para percorrer o trecho - quase 9s acima do tempo registrado pelas norte-americanas, que lideraram a sessão com 3min21s42.

Olivier Morin/AFP Photo
imagem: Olivier Morin/AFP Photo

Jailma de Lima, em entrevista ao Sportv, lamentou o tempo obtido pelo quarteto brasileiro. "Apesar de termos feito o nosso melhor, não foi suficiente. Gostaria que tivéssemos corrido em um tempo bem melhor. Essa formação é nova. Gostaria de ter representado bem o Brasil, mas, infelizmente, isso não aconteceu", disse.

Leticia de Souza, de 20 anos, a mais jovem do time dos 4x400m, pediu um entrosamento maior entre as brasileiras para as próximas competições: "Dá para evoluir bastante. Cada uma treina em um lugar diferente. Temos que ficar mais próximas para treinar melhor, entrosar mais".

Lançamento do martelo

Wagner Domingos, o Montanha, foi eliminado na final do lançamento do martelo. Ele registrou a marca de 72,28m e não conseguiu avançar. 
 
Sua marca foi a pior entre os doze competidores da final. A melhor pertence a Dilshod Nazarov, do Tajiquistão, que conseguiu 78,07m. 

Topo