Taekwondo

Taekwondo pede calças de "Carnaval" na Olimpíada, mas quase ninguém topa

Ryan Pierse/Getty Images
Confronto entre Shuai Zhao, da China, e Omar Hajjami, do Marrocos, foram os dois únicos lutadores que usaram calça colorida imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Federação Mundial de Taekwondo (WTF, na sigla em inglês) queria transformar as competições da modalidade na Olimpíada do Rio de Janeiro em algo chamativo, um quase Carnaval. Para isso, fez alteração em sua regra e permitiu que os atletas usassem calças coloridas pela primeira vez em uma grande competição.

"A introdução  das calças coloridas vai alterar o look da competição, criando uma atmosfera vibrante e de Carnaval no Rio e dará aos atletas um sentimento ainda maior de orgulho em representar o seu país", afirmou  Chungwon Choue, presidente da WTF.

Mas se depender do que foi visto no primeiro dia de disputas na Arena Carioca 3, a moda não vai pegar, contrariando o que pregava o presidente da entidade. Dos 32 competidores que estiveram em ação na quarta-feira, entre homens (até 58 Kg) e mulheres (até (49 Kg), apenas três fizeram uso das calças  totalmente coloridas: o marroquino Omar Hajjami (vermelha) e os chineses Shuai Zhao e  Jingyu Wu (amarelas).

Todos os demais optaram pelo branco, cor adotada desde a criação do esporte e que sempre foi usado desde a introdução da modalidade em Olimpíadas, em 2000. Em alguns casos, apenas detalhes coloridos foram vistos na vestimenta, fazendo menção às cores da bandeira do país.

ISSEI KATO/REUTERS
Claças brancas seguem sendo a maioria esmagadora no taekwondo imagem: ISSEI KATO/REUTERS

"Não gosto disso de calça colorida. Só uso branco para manter a tradição do que sempre foi o taekwondo", afirmou o domimicano Luisito Pie, vencedor da medalha de bronze.

"Desde que o taekwondo foi inventado usou-se o branco. Então para que mudar agora. Não gostei disso que fizeram e por isso não usarei calças coloridas",disse a sérvia Tijana Bogdanovic, que acabou com a medalha de prata.

 

Topo