Olimpíadas 2016

'Mentiroso ou burro?": Mídia dos EUA tripudia de caso Ryan Lochte

Reprodução
'Patinho feio', Ryan Lochte é capa do jornal The New York Post imagem: Reprodução

Maurício Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

O suposto assalto à mão armada sofrido por Ryan Lochte no Rio de Janeiro está provocando todo o tipo de repercussão. As melhores reações, naturalmente, são as bem-humoradas. Parte da mídia americana está rindo muito do nadador e já o classificam de mentiroso e até burro. 

A revista eletrônica Slate, por exemplo, elenca num texto “tudo que sabemos e não sabemos sobre a bizarra desventura brasileira de Ryan Lochte”. Em um dos tópicos, surge a questão fundamental: “Por que Lochte inventou a história do assalto?” Na resposta a indagação, a publicação usa uma bela carga de ironia: “Talvez o nadador de 32 anos precisasse pedir dinheiro para a mãe depois de perder tudo que tinha no posto de gasolina? Talvez Lochte seja apenas burro?”.

Reprodução
Slate destaca "tudo que sabemos e não sabemos sobre a bizarra desventura brasileira de Ryan Lochte" imagem: Reprodução

Esta é a hipótese favorita do autor do texto. “Uma vez, respondendo a um entrevistador que perguntou quanto é quatro vezes sete, ele respondeu 21. Na época, isso pareceu uma piada, mas agora não tenho mais certeza disso”, disse o artigo na Slate.

O “Washington Post”, um dos jornais mais respeitados dos EUA, não perdeu tempo em elencar os melhores memes sobre o caso. Segundo o jornal, a história de Lochte provocou um furor na internet só comparado a dias como Natal e Ano Novo. Um dos memes reproduzidos é o da foto em que Usain Bolt aparece sorrindo no meio de uma prova no Rio, seguido por três atletas, com a legenda: “Quando você inventa uma história sobre ser assaltado com arma e deixa seus amigos no Brasil para resolver o problema”.

O “New York Post”, jornal popular, já divulgou a capa que irá circular nesta sexta-feira (19). Ela mostra o nadador em pose de galã com o título: “The ugly american” (expressão usada para norte-americanos que não sabem se comportar no exterior). A publicação ainda chama Lochte de mentiroso.

Lochte já foi vítima de piadas antes

Não é de hoje que a mídia americana tripudia de Lochte. Um vídeo do BuzzFeed faz uma compilação hilária de trechos de entrevistas meio sem sentido do nadador. Tipo: “O que me define? Ryan Lochte”. “Seja na vida, seja na natação, sempre faça o melhor”.

Em 2013, Lochte foi protagonista de um reality show no E! Entertainment, intitulado “What Would Ryan Lochte Do?” O programa foi cancelado depois de uma única temporada – pouca gente estava interessada em saber o que o nadador faria nas situações propostas pela atração.

O programa serviu para dar popularidade para a mãe de Lochte, a mesma que primeiro revelou o suposto assalto sofrido pelo filho no Rio. O jornal britânico “The Guardian” publicou hoje que, para entender a enrascada em que o nadador se meteu agora, basta rever o reality show - Ileana Lochte é uma personagem fundamental nos dois casos.

Lochte Gate: Entenda o caso envolvendo os nadadores americanos

Topo