! Darlan quebra recorde brasileiro e fica em 5º no arremesso de peso - 18/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Darlan quebra recorde brasileiro e fica em 5º no arremesso de peso

Do UOL, em São Paulo

O brasileiro Darlan Romani quebrou, nesta quinta-feira, no Engenhão, o recorde brasileiro no arremesso de peso e encerrou sua participação na Olimpíada na 5ª posição na classificação geral. O catarinense atingiu a marca de 21,02m, melhor do que os 20,94m alcançados na semifinal. 

Darlan fez seis arremessos nas duas etapas da final - três na primeira e três na segunda. Ele queimou duas das últimas três tentativas, mas ganhou aplausos do público ao terminar sua campanha. 
 
Em entrevista ao Sportv, Darlan contou que romper a barreira dos 21 metros foi um "sonho realizado" e destacou as dores que teve que suportar durante a fase de preparação para a Olimpíada. 
 
"Muita dor. Muito sofrimento. Muito choro. Foi uma situação difícil sentir dor nos joelhos. Tive muito trabalho para ser feito. Foi um sonho realizado passar a barreira dos 21 (metros) com essa galera toda torcendo. A performance foi o melhor de hoje. Fazer a sua melhor competição nos Jogos Olímpicos e quebrar o recorde nacional é muito gratificante", afirmou. 
 
Com a marca de 22,52m, o norte-americano Ryan Crouser quebrou o recorde olímpico e levou a medalha de ouro no arremesso de peso. A marca anterior era de 22,47m e pertencia ao alemão Ulf Timmermann, medalhista de ouro na Olimpíada de Seul, em 1988. Joe Kovacs, dos Estados Unidos, levou a prata ao registrar 21,78m, enquanto o neozelandês Tomas Walsh completou o pódio com 21,36m. 
 

Decatlo

O brasileiro Luiz Alberto de Araújo encerrou sua participação no decatlo na décima colocação. Nesta quinta, ele participou de provas nos 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m.

A medalha de ouro foi conquistada pelo norte-americano Ashton Eaton, que chegou ao bicampeonato olímpico.

Topo