Natação

Cartaz de filme "O Mentiroso" ironiza nadador Ryan Lochte no Engenhão

Dominic Ebenbichler/Reuters
Cartaz do filme "O Mentiroso" ironiza Ryan Lochte no Engenhão imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Gustavo Franceschini e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A polêmica com o nadador americano Ryan Lochte virou piada na Olimpíada. Nesta quinta, um publicitário carioca levou um cartaz baseado no filme "O Mentiroso" ("Liar Liar", no original em inglês) para ironizar o atleta que, segundo a polícia, inventou ter sofrido um assalto para escapar de uma briga com a namorada. 

"Fizemos hoje em uma loja de impressões lá perto de casa. A gente entrou com ele dobrado e estava na primeira fileira ali. Quero que o Bolt veja", disse Fernando Campos, publicitário que foi ao Engenhão acompanhado do filho Gabriel e pegou a imagem de um meme na internet. 

Inicialmente, a dupla posicionou o cartaz na frente da arquibancada inferior do estádio, só que a organização pediu para que eles mudassem de lugar. "Disseram que estava atrapalhando as imagens e eu mostrei as outras bandeiras que estavam no mesmo lugar. Disseram que ali, especificamente, atrapalhava as câmaras", contou Fernando, que não relatou nenhuma truculência e topou se mover para outro ponto do estádio. 

UOL
imagem: UOL

Na visão dos autores do protesto, Lochte foi preconceituoso ao acreditar que poderia mentir para as autoridades brasileiras. "Acho que ele pensou que era como se fosse um spring break [tradicional festa universitária americana], sabe?", disse Fernando.  

Lochte se envolveu em polêmica após relatar um suposto assalto que ele e outros três nadadores dos EUA teriam sofrido na madrugada do último domingo (14), no Rio de Janeiro, quando voltavam de táxi para a Vila Olímpica após uma festa. Segundo a polícia, os atletas mentiram sobre o ocorrido e inventaram uma história.

Dono de 12 medalhas olímpicas, sendo seis de ouro - uma delas, a dos 4x200 m, conquistada na Rio-2016 -, Lochte já voltou para os Estados Unidos. Os outros três envolvidos (James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger) ainda estão no Brasil.

Topo