Natação

Atualizada em 18.08.2016 17h40

Atletas australianos são proibidos de sair da Vila após festa em Copacabana

Marcos Brindicci/Reuters
Emma McKeon (primeira à esquerda) foi uma das atletas punidas após festa imagem: Marcos Brindicci/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dois atletas da natação australiana, Josh Palmer e Emma McKeon, foram punidos após não voltarem no horário combinado pela delegação da Austrália para a Vila Olímpica. Eles participaram de uma festa em Copacabana nos últimos dias. Segundo o Comitê Olímpico Australiano, Palmer ainda foi assaltado e encontrado apenas no dia seguinte à festa. 

A chefe de missão australiana Kitty Chiller soltou um comunicado relatando o que aconteceu e anunciando punição aos atletas. "Esses dois atletas. Quebraram o protocolo de forma inaceitável. Eles quebraram o protocolo de segurança de toda a equipe. Consideramos as consequências e eles vão ficar na Vila de 8h até 20h. Eles não vão para a cerimônia de encerramento. Só são permitidos saírem para competições durante o dia. Todo o time de natação está de acordo com a decisão", disse. 

Segundo Kitty Chiller, "o time de natação participou de uma festa em Copacabana nos últimos dias. Emma McKeon escolheu ficar com outros amigos em Copacabana, sem avisar o chefe de equipe. Enquanto isso, Palmer foi a um quiosque na praia com um amigo e continuou a beber. Os outros membros da equipe voltaram normalmente para a Vila".

"Durante o tempo que ficaram fora, Palmer explicou para oficiais de segurança que, depois que seu amigo foi embora, um homem se aproximou dele e o forçou a sacar 1000 dólares em dinheiro. Palmer foi encontrado depois com dois homens em Copacabana que explicaram que o nadador estava desorientado e tinha perdido a carteira e o celular. Eles ligaram para o Consulado Australiano que contataram o chefe de Segurança do Comitê Olímpico Australiano, Greg Nance. O chefe da equipe de natação da Austrália, Wayne Lomas, foi até o consulado para pegar Palmer. O nadador encontrou Nance e um membro da polícia federal australiana", diz a nota da chefe da delegação.

“Esse tipo de comportamento é inaceitável e quebra os protocolos disciplinares. A partir de agora, todos os atletas da equipe de natação da Austrália precisam avisar o chefe de equipe quando saírem. Dados os problemas que vimos nas últimas semanas, achamos o comportamento dos atletas uma falta de respeito. Eu gostaria de agradecer aos homens que encontraram Josh e entregaram ele para o consulado. Também agradeço ao apoio dado a todos da equipe e do consulado", comentou. 

Kitty ressaltou que "os dois atletas se desculparam e Palmer preferiu não prestar queixa na polícia". 

"Não é uma punição, é para garantirmos a segurança. Isso poderia acabar muito pior. Não queremos que ninguém fique nessa posição. Vamos identificar as áreas seguras. Recomendamos aos atletas a ficarem na Barra e falamos para eles onde é seguro. Tudo aqui não é em relação a festa, queremos que a segurança venha em primeiro lugar", completou. 

Topo