Infraestrutura

Atleta da delegação britânica é assaltado a mão armada no Rio

Odd Andersen/AFP Photo
Atletas britânicos foram alertados dos riscos de passeios noturnos pelo Rio imagem: Odd Andersen/AFP Photo

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

Um membro da equipe olímpica britânica foi assaltado a mão armada no Rio de Janeiro. O episódio aconteceu quando esta pessoa, que ainda não foi identificada, passeava à noite pela cidade e retornava à Vila Olímpica. A informação foi confirmada pela reportagem do UOL Esporte em contato com o chefe de comunicação da delegação britânica, Scott Field.

"Podemos confirmar que houve um incidente de roubo envolvendo um atleta da delegação do Reino Unido quando ele retornava à sua acomodação. Todos os membros da nossa delegação, incluindo o indivíduo em causa estão seguros e bem", disse 

Segundo o jornal britânico The Guardian, atletas, treinadores e dirigentes foram alertados para não deixar a Vila Olímpica e aproveitar a vida noturna do Rio. Há o temor de que eles sejam um “alvo fácil”, ainda mais se forem vistos uniformizados.

O assalto aconteceu nas primeiras horas da última terça-feira (16). O membro da equipe britânica não sofreu ferimentos, mas estaria em choque. Para evitar novos casos, dirigentes enviaram um e-mail aos atletas com um alerta: se eles deixassem a vila olímpica, assumiriam os possíveis riscos.

Outras recomendações foram passadas aos atletas: não usar o uniforme da delegação fora da vila olímpica, evitar pegar táxis à noite e carregar objetos de valor e informar algum membro da delegação caso realmente resolva sair.

“O Rio não é um local seguro, e os níveis de criminalidade aumentaram nos últimos dias. Pense com muito cuidado se vale a pena o risco de deixar a vila olímpica para comemorar após você encerrar sua participação [nos Jogos-2016]. Nosso maior conselho é que não vale se arriscar devido ao clima atual no Rio’, diz a nota distribuída aos atletas britânicos.

A Polícia Civil informa que esta apurando as informações veiculadas na mídia de que uma pessoa da delegação olímpica britânica teria sido vítima de um roubo na cidade. Foi realizado contato com o Consulado Britânico. Diligências estão em andamento.

Topo