! 10 coisas para você saber sobre o Dia 12 dos Jogos Olímpicos do Rio - 18/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

10 coisas para você saber sobre o Dia 12 dos Jogos Olímpicos do Rio

Do UOL, em São Paulo

O dia 12 dos Jogos Olímpicos terminou com lamentação para o vôlei de praia brasileiro. Ágatha e Bárbara foram superadas na disputa do ouro, enquanto Talita e Larissa perderam o confronto valendo a medalha de bronze.

A quarta-feira (18) ainda contou com a continuidade do sonho do ouro para o futebol masculino e o desdobramento da polêmica envolvendo nadadores norte-americanos. Eles foram impedidos pela Polícia Federal de deixar o país.

Confira o que de melhor aconteceu na quarta-feira olímpica:

O bronze escapou...

REUTERS/Tony Gentile
imagem: REUTERS/Tony Gentile

Para sair da Rio-2016 com uma medalha, Talita e Larissa precisariam fazer algo que apenas Ágatha e Bárbara conseguiram: derrota Kerri Walsh. E o difícil objetivo não foi alcançado. Apesar da vitória no primeiro set, a dupla brasileira sofreu a virada e terminou o torneio do vôlei de praia na quarta colocação. “Olimpíada não é o único torneio do mundo, é só mais um”, afirmou Larissa.

...E o ouro também

Petr Josek/AP
imagem: Petr Josek/AP

Assim como o sonho do bronze, o do ouro também ficou pelo caminho no vôlei de praia. Contra as alemãs Ludwig e Walkenhorst, Ágatha e Bárbara perderam por 2 sets a 0 e terminaram a competição com a prata. “A gente jogou um pouco aquém do que poderia hoje”, lamentou Bárbara.

Mais uma final para Isaquias

Reuters
imagem: Reuters

Depois de conquistar a medalha de prata na C1-1000m, Isaquias Queiroz se classificou para a final do C1-200m com o melhor tempo da prova. A disputa pelo pódio acontecerá na quinta-feira, às 9h23 (de Brasília). “O tempo não significa nada numa semifinal porque você pode pegar mais ou menos vento do que outro”, relativizou Isaquias.

O sonho do ouro se mantém

Eduardo Anizelli/Folhapress
imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

O começo da campanha não foi empolgante, mas o Brasil parece ter se acertado no futebol masculino. Na semifinal, a equipe de Rogério Micale venceu a Honduras por confortáveis 6 a 0, com dois gols de Neymar, dois de Gabriel Jesus, um de Luan e um de Marquinhos. Na final, a seleção brasileira terá pela frente a Alemanha.

Handebol masculino cai de pé

MARCOS TRISTÃO/NOPP
imagem: MARCOS TRISTÃO/NOPP

O handebol masculino brasileiro tinha uma missão complicada nas quartas de final: precisava superar a bicampeã olímpica França. Apesar de um jogo equilibrado, os donos da casa acabaram sendo superados por 34 a 27. Uma eliminação em que caíram de pé. “Tenho a sensação de que a gente fez tudo; não fez mais porque não poderia”, ponderou Thiagus.

Ingrid repete erro em salto

A. CASSIANO/O GLOBO/NOPP
imagem: A. CASSIANO/O GLOBO/NOPP

A tentativa de Ingrid Oliveira de executar o salto que a deixou com nota 0 no Pan não teve sucesso. Na eliminatória do salto ornamental, a brasileira bateu de costas na água em seu quarto salto e recebeu 1’4,5 pontos, a segunda menor de todas as notas atribuídas na sessão. Ela terminou na 22ª colocação e ficou fora da semifinal.

Desentendimento no hipismo

Diego Padgurschi/Folhapress
imagem: Diego Padgurschi/Folhapress

Depois de o Brasil terminar na quinta colocação por equipes no salto do hipismo, Álvaro de Miranda Neto, o Doda, afirmou que Rodrigo Pessoa “passaria vergonha” na Rio-2016. O campeão olímpico abriu mão de representar o país depois de ser escalado como reserva. “A experiência do Rodrigo não fez falta, porque com o cavalo que ele tinha, iria fazer várias faltas nesta prova. Ele ia passar vergonha aqui”. Presente no local comentando a prova para uma TV francesa, Pessoa evitou entrar em polêmica. “Isso a gente nunca vai saber, porque não me deram a oportunidade de mostrar meu potencial”.

Americanos são impedidos de deixar o Brasil

Rede Globo/Reuters
imagem: Rede Globo/Reuters

Gunnar Bentz e Jack Conger, dois dos quatro nadadores norte-americanos envolvidos em um suposto assalto, foram impedidos de deixar o Brasil pela Polícia Federal. Os dois tentavam embarcar para os Estados Unidos do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, mas foram levados pelos agentes para a delegacia civil no aeroporto. Eles foram liberados horas depois, mas ainda não podem deixar o país.

Dream Team passeia mais uma vez

Shannon Stapleton/Reuters
imagem: Shannon Stapleton/Reuters

Em um reencontro da semifinal de Atenas-2004, o time dos Estados Unidos não tomou conhecimento da seleção argentina no basquete masculino. Com a vitória por 105 a 78, o Dream Team avançou para a semifinal na Rio-2016, onde enfrentará

Uma vitória e uma preocupação no vôlei

GUITO MORETO/O GLOBO/NOPP
imagem: GUITO MORETO/O GLOBO/NOPP

O Brasil conseguiu avançar para a semifinal do vôlei masculino. Em um duelo equilibrado contra a Argentina, o time de Bernardinho conseguiu a vitória por 3 sets a 1. O ponto preocupante da partida, no entanto, ficou por conta das lesões dos pontas Lipe e Lucarelli.

Mais um sorriso para Bolt

Lucy Nicholson/Reuters
imagem: Lucy Nicholson/Reuters

Usain Bolt mais uma vez não teve problemas para avançar à uma final. A disputa dessa vez era nos 200m e o jamaicano chegou rindo na linha de chegada, com o tempo de 19s78. Mais tarde, ainda se estressou com um repórter do “Sportv”, por causa da demora em fazer uma pergunta.

Topo