! Polícia Civil prende executivo do COI por máfia de ingressos no Rio - 17/08/2016 - UOL Olimpíadas

Infraestrutura

Polícia Civil prende executivo do COI por máfia de ingressos no Rio

Beatriz Cesarini, Vinicius Konchinski e Hanrrikson Andrade

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quarta-feira (17), Patrick Hickey, integrante do Comitê Olímpico Internacional e presidente do Comitê Olímpico Europeu. O ex-judoca irlandês é acusado de participar da máfia dos ingressos. A informação foi confirmada pela delegada Talita Carvalho em contato com a reportagem do UOL Esporte.

Hickey foi rendido em um dos hotéis da chamada Família Olímpica, o Windsor Marapendi, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Ele tentou se esconder em um quarto de hotel registrado em nome do filho no momento em que os agentes da Polícia Civil chegaram ao local onde ele estava hospedado. A mulher do suspeito chegou a mentir para a polícia ao afirmar que Hickey havia retornado para a Irlanda no domingo (15), depois de uma reunião com um ministro do país europeu.

O executivo foi encontrado de roupão em um quarto ao lado do que estava registrado em nome do casal. Após receber voz de prisão, ele se sentiu mal, e a polícia optou por acionar o médico do hotel Windsor. Ao perceber que o suspeito poderia fugir, os investigadores e agentes cercaram o hotel. Por recomendação do médico que o atendeu, Hickey foi levado ao hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, onde está sendo submetido a exames preventivos e preso sob custódia. O irlandês tem problemas cardíacos e sofreu um infarto há seis meses. Depois dos exames, ele será levado para a Cidade da Polícia, onde prestará depoimento e ficará à disposição da Justiça.

A operação, coordenada pelos Delegados de Polícia Ronaldo Oliveira e Ricardo Barbosa, é decorrência da investigação desenvolvida nos últimos dias e que já tinha gerado o pedido de prisão de outros seis suspeitos se envolvimento com a máfia dos ingressos. Segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Polícia Civil descobriu o envolvimento de Patrick no esquema internacional de cambismo.

O delegado responsável pelo caso, com base nas novas provas, representou pela decretação da prisão do referido Presidente bem como da expedição de mandado de busca e apreensão, medidas que foram deferidas pela Justiça.

O UOL Esporte procurou o Comitê Olímpico Irlandês. O órgão informou que ainda estava buscando informações sobre a prisão e se pronunciaria mais tarde. O COI também foi procurado e  informou que "ainda está tomando conhecimento dos fatos".

Em 5 de agosto, foram presos em flagrante Kevin Mallon, diretor da empresa THG, e Bárbara Carnieri. Durante esta ação, foram apreendidos mais de 1.000 ingressos que eram comercializados por valores elevados.

Também foram decretadas as prisões dos ingleses Martin Studd e Marcus Evans, do irlandês David Patrick Gilmore e do holandês Maarten Van Os. Todos estão fora do país, e polícia federal e Interpol serão acionados para ajudar no caso.

Segundo a Polícia Civil, os quatro são diretores do grupo de empresas da THG. Sabiam e atuavam no esquema de venda ilegal de ingressos. Tinham também passagem marcada para vir ao Rio assistir aos últimos dias da Olimpíada.

Eles, portanto, tinham conexões com Mallon, que foi preso em flagrante em posse 823 ingressos, que seriam comercializados por valores acima do mercado. No Brasil, essa prática configura o crime de cambismo. Mallon é diretor da THG e um dos principais executivos da companhia no Brasil, enquanto Barbara trabalharia como intérprete dos clientes que adquiririam as entradas de forma irregular.

Topo